Governador de Connecticut (EUA) renova promessa de legalização da maconha

ned lamont Governador de Connecticut (EUA) renova promessa de legalização da maconha

Pelo terceiro ano consecutivo, o democrata Ned Lamont pressiona pela regulamentação da cannabis através do legislativo estadual. As informações são do Marijuana Moment

O governador do estado de Connecticut, nos EUA, reiterou seu apoio à legalização da maconha durante seu discurso anual (State of the State) na quarta-feira (6), prometendo cooperar com os legisladores para avançar a questão em 2021.

“Estou trabalhando com nossos estados vizinhos e espero trabalhar com nossos parceiros tribais em um caminho para modernizar o jogo em nosso estado, bem como a legislatura sobre a legalização da maconha”, disse o governador Ned Lamont (D) no discurso, feito em vídeo no primeiro dia da nova sessão. “Apostas esportivas, jogos de internet e maconha legalizada estão acontecendo ao nosso redor. Não vamos abrir mão dessas oportunidades para mercados de fora do estado ou, pior ainda, para mercados ilegais”.

site sb Governador de Connecticut (EUA) renova promessa de legalização da maconha

Lamont também pressionou pela legalização da cannabis no discurso anual do ano passado, e em um discurso sobre o orçamento no ano anterior.

Mas os legisladores do estado se recusaram repetidamente a adotar medidas de legalização nos últimos anos, incluindo mais recentemente um projeto de lei que os democratas apresentaram no ano passado em nome de Lamont.

 Governador de Connecticut (EUA) renova promessa de legalização da maconha

Apesar das falhas, o novo presidente da Câmara, Matt Ritter (D), disse em novembro que a legalização no estado é “inevitável”, acrescentando no final daquele mês: “Acho que tem uma chance de 50 em 50 de ser aprovado [em 2021], e acho que você deveria votar de qualquer maneira”.

Se o esforço para aprovar a legalização pelo legislativo estadual falhar, Ritter disse que ele tentará colocar uma questão constitucional na votação de 2022 do estado que deixará a questão para os eleitores. Uma pesquisa publicada no último mês de março descobriu que quase dois terços dos eleitores (63,4%) “fortemente” ou “de alguma forma” apoiava a legalização para uso adulto.

Leia mais – EUA: reguladores de 19 estados formam grupo para coordenar legalização da maconha

Os legisladores que apoiam a medida enfatizaram que o estado precisa atualizar sua política de cannabis à luz da legalização em estados próximos. “Agora é legal em Nova Jersey, Nova York está chegando, e é legal em Massachusetts”, disse Ritter no final do ano passado. “Connecticut não pode fortificar sua fronteira”.

“As pessoas literalmente pegam algo chamado carro”, ele brincou em uma coletiva de imprensa no final de novembro, “e dirigem seu carro e a compram”.

Lamont, por sua vez, comparou a necessidade de coordenação regional nas questões da maconha à resposta ao coronavírus, dizendo que as autoridades “têm que pensar regionalmente quando se trata de como lidamos com a pandemia — e acho que temos que pensar regionalmente quando se trata da maconha, também”.

Ele acrescentou que a legalização em Connecticut poderia reduzir potencialmente a disseminação da Covid-19 ao limitar as viagens para fora do estado para comprar maconha.

Em Connecticut, os democratas terão maiorias maiores na legislatura deste mandato do que nos anos anteriores, mas Ritter previu “uma votação muito, muito apertada na Câmara”.

O novo líder da maioria na Câmara, Jason Rojas (D), e o representante Michael D’Agostino (D), presidente do Comitê de Legislação Geral da Câmara, se juntaram a Ritter no evento para a imprensa de novembro para incentivar o apoio à mudança de política.

“Este não é o problema mais urgente que enfrentamos como Estado”, disse Rojas na época, mas “talvez seja o mais incômodo”.

Leia também:

O que o novo Senado democrata significa para a legalização da maconha nos EUA

#PraCegoVer: em destaque, fotografia de Ned Lamont usando uma máscara preta com as palavras “science will win” em branco, e gesticulando, com vidraças de um prédio e as plantas de um jardim aparecendo ao fundo. Foto: Tyler Russell | Connecticut Public Radio.

smokebuddies logo2 Governador de Connecticut (EUA) renova promessa de legalização da maconha

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!