Goiânia: menino com síndrome de Tourette precisa de CBD, mas alto custo dificulta o acesso

cbd Goiânia: menino com síndrome de Tourette precisa de CBD, mas alto custo dificulta o acesso

O garoto, de 9 anos, não consegue se alimentar e caminhar sozinho quando está em crise. Sem condições financeiras, mãe pede ajuda para comprar remédio à base de CBD. Com informações do G1

Diagnosticado com um distúrbio neuropsiquiátrico conhecido como Síndrome de Tourette, Gabriel Vinícius Barbosa, de 9 anos, tem movimentos repetitivos involuntários, que acabam afetando o dia a dia dele, impedindo, inclusive, que ele consiga se alimentar, tomar banho e se manter em pé por conta própria. Os remédios que o menino toma não têm funcionado e, de acordo com laudo médico, Gabriel precisa de um medicamento à base de canabidiol para que tenha uma “melhora na qualidade de vida”.

A mãe de Gabriel, Poliana Maria Barbosa, de 28 anos, conta que já solicitou o remédio “Hempflex” ao estado por meio da Defensoria Pública, mas que o procedimento pode demorar quase três meses. Desesperada, ela chegou a verificar o valor do medicamento em Goiânia, mas, segundo a dona de casa, cada frasco custa R$ 1,6 mil e a família não tem condições financeiras. Gabriel precisa de três frascos ao ano.

“Esse remédio já é liberado no país, mas não chegou ao Brasil ainda, tem que vir dos Estados Unidos e ser liberado pela Anvisa. Toda a burocracia demora muito, meu filho não pode esperar tanto. A gente precisa de ajuda para comprar o remédio pelo menos por agora, até conseguir pelo estado”, afirma.

lazy placeholder Goiânia: menino com síndrome de Tourette precisa de CBD, mas alto custo dificulta o acesso

#PraCegoVer: fotografia em vista superior diagonal de Gabriel Vinícius sentado em um sofá preto. Foto: TV Anhanguera.

A médica que acompanha o caso de Gabriel explicou na receita que a criança faz uso de diversos medicamentos sem que tenha uma “resposta adequada”. Ela também afirmou que o medicamento à base de canabidiol significaria uma “melhora do quadro clínico e da qualidade de vida” do menino.

“A médica falou que esse remédio melhora 80% o caso dele. As crises dele estão sendo fortes e não tem remédio que substitua, então, o canabidiol vai ser a cura dele. Esse remédio é a nossa esperança”, diz Poliana.

Leia mais: Maconha pode ser alternativa eficaz no tratamento da síndrome de Tourette

Segundo a mãe de Gabriel, os sintomas, que surgiram há quatro anos, têm piorado bastante nos últimos meses, tornando as crises cada vez mais fortes.

“É muito triste, porque quando está na crise ele tem muitos tiques e fica muito nervoso, e cada dia está ficando pior. Ele não consegue comer, começa a comer e bate a colher na boca. Quando está andando no meio da rua, ele sai batendo no muro, temos que segurar, ele bate a cabeça”, relata.

Sonho de ser curado

Além dos tiques e das dores que sente, Gabriel sofre por ser diferente das demais crianças.

“Eu não quero ter essa síndrome mais. Eu quero ficar igual às crianças que não têm isso. Quero brincar com meus amigos, quero estudar sem ficarem me olhando. É muito triste isso”, conta.

Atualmente, o que ele mais deseja é o remédio para amenizar os sintomas e as crises. “Eu quero conseguir o remédio e ser curado”, diz.

Gabriel afirma que a síndrome afeta até o humor dele: “Eu me sinto mal. Quando fico com muito tique, fico nervoso e não consigo controlar”.

A bisavô do menino, Maria Barbosa, sofre ao vê-lo nessa situação. “Quando ele está com crise, ele grita, pula, bate a cabeça na parede. É muito triste ver uma pessoa daquele jeito, nós sofremos por ele”, completa.

Leia também:

Qual o caminho mais eficiente para a cannabis medicinal com as novas regras da Anvisa? Pergunte ao Doutor!

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra a ponta (rosqueada) de um frasco de cor âmbar (parte inferior central da foto), logo abaixo da ponta de um conta-gotas inclinado, de onde sai a gota de uma substância translúcida; e um fundo desfocado de folhas de maconha. Foto: Grace Graham | Flickr.

lazy placeholder Goiânia: menino com síndrome de Tourette precisa de CBD, mas alto custo dificulta o acesso

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!