Gigantes de calçados lançam tênis feitos de “couro” de cogumelo e fibra de cannabis

Fotografia que mostra as pernas de uma pessoa que está sentada na grama e usando tênis brancos com cadarços pretos, e um pedaço de céu no canto superior direito. Imagem: divulgação / Adidas.

Adidas e Nike anunciaram novas linhas de produtos com pegada sustentável a partir de materiais não convencionais. As informações são da Globo Rural

Adidas e Nike, duas marcas gigantes de calçados, têm buscado meios mais sustentáveis na fabricação de seus tênis com a utilização de matérias-primas não tão tradicionais.

Como parte de uma iniciativa de sustentabilidade para 2021, a Adidas anunciou que lançará uma linha de calçados plant-based feitos a partir de “couro” de cogumelo.

A empresa afirmou, em comunicado, que, junto de parceiros, está desenvolvendo um novo material, sendo “uma alternativa de couro puramente biológico feito de micélio”.

A responsável pela fabricação do couro alternativo é a Bolt Threads, startup estadunidense focada em biotecnologia e desenvolvimento de materiais sustentáveis. Segundo a startup, o material é macio, flexível e menos prejudicial ao planeta, sendo uma alternativa sustentável ao couro tradicional.

Junto da Adidas, marcas como Stella McCartney, Lululemon e a holding de luxo Kering formaram um consórcio com a startup para comercializar o material ao redor do mundo. De acordo com a Bolt Threads, os produtos de micélio estarão disponíveis a partir de 2021.

Leia mais: Conheça o tênis da Adidas feito de cânhamo com bolso porta-maconha

Esforços sustentáveis

Mas esse não foi o único anúncio da empresa alemã de itens esportivos com relação à sustentabilidade. Neste ano, pela primeira vez, mais de 60% de todos os produtos da Adidas serão feitos de materiais sustentáveis, como confecções em poliéster reciclado ou algodão sustentável.

Ao lado de fornecedores, a Adidas têm trabalhado para que os materiais reciclados sejam feitos e distribuídos em grandes escalas. “Nosso compromisso não apenas torna a Adidas mais sustentável, mas também impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria”, disse o CEO da empresa, Kasper Rorsted, em comunicado à imprensa.

Em 2020, alguns calçados clássicos da marca foram revisitados em modelos veganos, a exemplo da linha campeã de vendas Stan Smith, em que materiais alternativos aos derivados de animais e materiais reciclados foram utilizados na produção.

Tênis de cannabis

Outro clássico campeão de vendas também foi reformulado com base em padrões mais sustentáveis. Desta vez, em colaboração com a marca de roupas Stüssy, a Nike lançou em dezembro passado uma versão do tênis Air Force 1 feito a partir de fibra de cannabis.

Disponibilizado em duas cores, uma mais clara e outra escura, o modelo foi construído ao redor de uma base de cânhamo, planta da mesma família espécie da maconha.

Anteriormente, em agosto de 2020, a Nike já havia lançado um calçado à base de cânhamo, o Air Zoom, em conjunto com a Size?, rede varejista do Reino Unido.

Leia também:

Roupas de cannabis revolucionam a moda, mas ainda enfrentam tabu no Brasil

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra as pernas de uma pessoa que está sentada na grama e usando tênis brancos com cadarços pretos, e um pedaço de céu no canto superior direito. Imagem: divulgação / Adidas.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!