Fusão de Aphria e Tilray criará a maior produtora de maconha do mundo em volume de vendas

Fotografia que mostra o interior de uma estufa da Aphria, posicionada de frente para uma das bancadas de plantas, onde se vê duas pessoas, vestidas com jaleco, máscara e touca, uma de cada lado da mesa. Imagem: reprodução / Twitter.

A empresa combinada terá uma posição no mercado de cannabis dos EUA, onde o resultado da eleição presidencial promete um futuro promissor para a indústria. As informações são da Reuters

A produtora de maconha canadense Aphria Inc disse nessa quarta-feira que se fundirá com a rival Tilray Inc, criando a maior produtora de cannabis do mundo em relação ao volume de vendas e dando a ela uma posição no crescente mercado dos EUA.

Como vários dos produtores norte-americanos que surgiram nos últimos anos, Aphria e Tilray têm lutado para cumprir as expectativas criadas pela iniciativa do Canadá de legalizar totalmente o uso de cannabis no ano passado.

A vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos EUA e as reformas estaduais, no entanto, renovaram as esperanças de que o mercado dos EUA esteja finalmente pronto para se abrir, impulsionando a negociação no setor.

A fusão reversa com a Tilray fará com que os acionistas da Aphria recebam 0,8381 ações da Tilray para cada ação da Aphria que possuem, enquanto detêm 62% da empresa combinada, que em uma base pró-forma teve receita de C$ 874 milhões nos últimos doze meses.

Após a fusão, a Tilray continuará a negociar na Nasdaq com a Aphria se tornando uma unidade privada e o CEO da Aphria, Irwin Simon, liderando a empresa combinada.

Canopy Growth fecha instalações em todo o Canadá e abandona o cultivo de maconha ao ar livre

As ações da Tilray listadas nos EUA subiram 30,1% no pré-mercado, enquanto a Aphria subiu 8,6%.

As rivais Aurora Cannabis e Canopy Growth também fizeram acordos para estabelecer rotas de abastecimento e um caminho para a entrada total nos EUA se e quando as regras federais permitirem.

A própria Aphria comprou a cervejaria artesanal americana SweetWater Brewing por US$ 300 milhões no mês passado, dando-lhe um possível ponto de distribuição futuro ao sul da fronteira.

O acordo com a Tilray criará C$ 100 milhões de economia de custos anuais dentro de um ano a partir da conclusão, disseram as empresas, e a Tilray não precisará mais comprar cannabis no atacado de outros produtores.

A empresa combinada também será capaz de aumentar a produção de comestíveis e bebidas, que tiveram grande demanda durante os bloqueios impostos pela pandemia.

Um consultor da indústria conhecido por divulgar notícias sobre fusões no setor relatou as negociações pela primeira vez por meio do twitter BettingBruiser.

Leia também:

Mercado de cannabis legal nos EUA dobrará para US$ 41,5 bilhões em 2025, diz estudo

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra o interior de uma estufa da Aphria, posicionada de frente para uma das bancadas de plantas, onde se vê duas pessoas, vestidas com jaleco, máscara e touca, uma de cada lado da mesa. Imagem: reprodução / Twitter.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!