Verdes pedem o fim da proibição da cannabis na Finlândia

inflorescencias finlandia lago Verdes pedem o fim da proibição da cannabis na Finlândia

O partido se tornou o primeiro no governo finlandês — e no Parlamento — a pedir a legalização da cannabis. As informações são da Yle

No domingo, o segundo dia de uma conferência virtual do partido, os Verdes aprovaram várias iniciativas, incluindo uma que apela ao governo para declarar uma emergência climática. Outra — potencialmente mais polêmica — clamava pela legalização da cannabis na Finlândia.

Isso significaria que o uso, posse, fabricação e venda da planta de cannabis seriam descriminalizados, explicou o secretário do partido, Veli Liikanen.

site sb Verdes pedem o fim da proibição da cannabis na Finlândia

A iniciativa foi aprovada pela maioria mínima possível, 183 a 181.

“A votação foi apertada. Foi decidida por uma margem de apenas dois votos. Isso, é claro, indica que há posições diferentes sobre essa política dentro dos Verdes”, observou Liikanen.

Com a votação, os Verdes se tornaram o primeiro partido no Parlamento finlandês a pedir a legalização da maconha.

A ala jovem do oposicionista Partido da Coalizão Nacional fez apelo semelhante no ano passado.

Em 2019, a presidente dos Verdes e ministra do Interior, Maria Ohisalo, disse que o uso e a posse de pequenas quantidades de drogas ilícitas não deveriam ser puníveis.

Leia mais: Distribuição controlada de maconha em Zurique (Suíça) prevista para 2022

Dois ministros do interior em potencial votaram sim

Ohisalo está iniciando a licença parental em breve e será substituída como ministra do Interior por um dos três vice-presidentes do partido eleitos no sábado: os parlamentares Hanna Holopainen, Atte Harjanne e Iiris Suomela.

Destes, os dois últimos votaram a favor da legalização. O Ministério do Interior supervisiona a polícia da Finlândia.

De acordo com a iniciativa, as condenações criminais por uso de cannabis devem ser apagadas dos registros de dados pessoais dos cidadãos.

“Uma declaração significativa”

Liikanen diz que a atual política de drogas baseada em penalidades e restrições não conseguiu reduzir os danos.

“Os Verdes se concentraram em mudar a política de drogas de punição para redução de danos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Finlandês de Saúde e Bem-estar (THL) pedem o mesmo há anos”, disse ele.

“Claro, esta é uma declaração significativa quando você considera que este é um dos partidos governantes da Finlândia que está assumindo tal posição”, disse o professor de pesquisa do THL, Pekka Hakkarainen, à Yle.

“Com base em uma pesquisa de 2018, 18% dos finlandeses achavam que a cannabis deveria estar legalmente disponível. Pessoalmente, considero mais importante que a criminalização do uso seja abandonada. Isso não se aplicaria apenas à cannabis, mas a todas as substâncias, e nós poderíamos resolver melhor o problema de uso”, disse Hakkarainen.

Leia também:

Dez países onde você não gostaria de ser pego com cannabis

#PraTodosVerem: fotografia mostra várias inflorescências longas e eretas e nas cores roxo e rosa, que remetem a lupinos, no primeiro plano, as águas de um lago onde se encontra um barco, ao centro, e, ao fundo, uma área de floresta, que delineia o horizonte com um céu carregado. Registro feito na região da Finlândia Central. Foto: Mariano Mantel / Flickr.

smokebuddies logo2 Verdes pedem o fim da proibição da cannabis na Finlândia

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!