Deputado Fábio Mitidieri participa de live com mãe de paciente de cannabis medicinal

fabio mitidieri Deputado Fábio Mitidieri participa de live com mãe de paciente de cannabis medicinal

Autor do PL 399, que regulamenta o plantio de cannabis para fins medicinais e do cânhamo industrial, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) realiza nesta quarta (12) live interativa com a mãe de uma paciente epilética que faz uso de canabidiol. Informações do 93 Notícias

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD-SE) participa de live interativa com a nutricionista Wanessa Brito, nesta quarta-feira (12), a partir das 19 horas, no Instagram. Em pauta, a importância do uso medicinal da cannabis para o tratamento de doenças específicas como a epilepsia. Vale lembrar que o parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 399/2015, que tem o intuito de viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação.

“Esse projeto é muito importante para a população, pois trata da regulamentação da cannabis para uso medicinal. Além do benefício real que ele tem, o projeto ainda quebra preconceitos”, enfatizou o deputado, ao sugerir que as pessoas conheçam mais sobre o produto para compreender a importância da regulamentação no país.

site sb Deputado Fábio Mitidieri participa de live com mãe de paciente de cannabis medicinal

Leia mais: Cultivo de cannabis pela Embrapa e universidades federais é proposto na Câmara

Os pacientes que fazem uso medicinal da cannabis, e seus familiares, conhecem de perto os inúmeros benefícios que a planta pode proporcionar àqueles que lidam, cotidianamente, com doenças graves, por isso, a escolha da nutricionista para essa live. Wanessa tem uma filha com epilepsia e que faz uso terapêutico do canabidiol (CBD) para o controle dessas crises. Ela defende a importância da comercialização dessa substância no país, como prevê o Projeto de Lei do deputado.

 Deputado Fábio Mitidieri participa de live com mãe de paciente de cannabis medicinal

“O canabidiol é utilizado não só para epilepsia, mas para doenças neurodegenerativas, enxaquecas crônicas, doença de Parkinson, esclerose, Alzheimer, ou seja, um tratamento que é um divisor de águas na vida das pessoas e das famílias dos pacientes”, disse.

Leia também – PL 399: emendas propõem cultivo doméstico e uso in natura de cannabis

Histórico

Desde 2014, o Conselho Federal de Medicina autoriza a prescrição de remédios com canabidiol. Em 2015, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou a proibição do uso de canabidiol e, em 2016, autorizou produtos com THC (tetraidrocanabinol). Em 2017, ocorreu o registro do Mevatyl, medicamento à base de cannabis produzido pela GW Pharmaceuticals. Em dezembro de 2019, a Anvisa aprovou a comercialização dos “produtos de cannabis”, nova categoria criada pela RDC 327/2019.

A partir de 2020, a venda de produtos derivados de cannabis em farmácias passou a ser autorizada; o cultivo da planta, no entanto, continua proibido, encarecendo a produção. (A importação de medicamentos à base de cannabis é cara e sua autorização exige uma série de documentos.)

Em abril deste ano, o relator do PL 399, deputado Luciano Ducci (PSB-PR), apresentou um texto em favor do uso medicinal da cannabis na comissão especial da Câmara dos Deputados.

Saiba mais:

PL 399: ferramenta mede probabilidade de aprovação do projeto de lei

#PraCegoVer: fotografia, em primeiro plano, de Fábio Mitidieri usando máscara preta e olhando para o lado, enquanto gesticula, atrás de um microfone e seu suporte. Imagem: Governo do Estado de Sergipe.

smokebuddies logo2 Deputado Fábio Mitidieri participa de live com mãe de paciente de cannabis medicinal

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!