FAB expulsa sargento detido com cocaína três anos após prisão

aviao fab FAB expulsa sargento detido com cocaína três anos após prisão

O ex-militar foi preso em junho de 2019 por transportar 39 quilos da substância em avião da corporação

A Força Aérea Brasileira (FAB) expulsou nessa quinta-feira (12) o sargento Manoel da Silva Rodrigues, detido em junho de 2019 no aeroporto de Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína.

O sargento fazia parte da comitiva de 21 militares que dava suporte à viagem do presidente Jair Bolsonaro a Tóquio, no Japão, onde participaria da reunião do G20.

Rodrigues acompanhava pessoalmente os presidentes em missões desde 2017 e o alto escalão do Planalto em aeronaves desde 2016.

A FAB afirmou em nota que o tempo decorrido até a efetiva exclusão do sargento de suas fileiras foi em razão do cumprimento dos devidos trâmites administrativos de intimação do militar, que se encontra detido na Espanha desde a sua prisão.

Leia também: “Quem tá no erro sabe”: 20 anos depois tem cocaína sendo traficada no avião da FAB

No dia 15 de fevereiro de 2022, a Justiça Militar da União já o havia condenado à pena de 14 anos e seis meses de prisão. Já no julgamento espanhol Rodrigues recebeu sentença de 6 anos de prisão e multa de 2 milhões de euros (R$ 10,5 milhões).

Essa não é a primeira vez que a FAB trafica cocaína em seus aviões.

Em 1999, o coronel Washington Vieira da Silva, o tenente coronel Paulo Sergio Pereira e o major Luiz Antônio da Silva Griff, da Aeronáutica, foram presos pela Polícia Federal por transportar 32 quilos de cocaína em suas malas, quando embarcavam para a Europa, utilizando um avião da Força Área Brasileira.

Na justiça comum o coronel Washington foi condenado a 17 anos de prisão, mas somente em 2015 o Superior Tribunal Militar determinou que ele perdesse o posto e a patente, os outros dois foram condenados a 16 anos.

Leia mais:

Militares da FAB são presos por tráfico internacional de drogas

#PraTodosVerem: fotografia de uma aeronave presidencial, modelo Embraer 190, em voo e um céu limpo, ao fundo. Imagem: FAB / divulgação.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!