Extrato de cannabis pode salvar abelhas expostas a pesticidas

destaques dezembro smoke buddies tudo sobre maconha cannabis canhamo hemp Extrato de cannabis pode salvar abelhas expostas a pesticidas

Cientistas poloneses realizaram um estudo com 5.000 abelhas para verificar os efeitos terapêuticos da cannabis em insetos intoxicados. As informações são do Dziennik Wschodni

Ao longo dos anos, os cientistas vêm alarmando sobre o declínio da população de insetos. Este fenômeno é denominado na língua polonesa de insektagon. No caso das abelhas, pode-se falar sobre a DCC (Desordem do Colapso das Colônias).

Cientistas de todo o mundo se questionam há anos sobre o que causa a DCC. Eles indicam muitos fatores. Um deles é o uso de pesticidas na agricultura.

lazy placeholder Extrato de cannabis pode salvar abelhas expostas a pesticidas

É nesse aspecto que os pesquisadores da UMCS (Universidade Maria-Curie Sklodowska) se concentram. Eles usaram extrato de cânhamo em suas pesquisas sobre a imunidade das abelhas.

Leia mais: Associação utilizará abelhas para cultivar cannabis de ‘forma natural’

“Há relatos de que protege as células nervosas humanas. Decidimos verificar se seria o mesmo no caso de uma abelha”, explica a professora do Departamento de Botânica e Micologia da Faculdade de Biologia e Biotecnologia da UMCS, Aneta Ptaszyńska.

Os cientistas de Lublin, na Polônia, estudaram aproximadamente 5.000 abelhas que vivem em caixas. Os resultados dos primeiros estudos confirmaram seus pressupostos.

“Por enquanto, sabemos que o extrato prolonga a vida das abelhas que já foram expostas a pesticidas. Os insetos testados viveram comparativamente tanto quanto aqueles que nunca tiveram contato com substâncias nocivas”, diz a pesquisadora.

Uma equipe de pesquisadores da UMCS já entrou com um pedido de patente para sua invenção. O uso do extrato de maconha em abelhas foi provavelmente o primeiro no mundo.

“Enquanto preparava a solicitação, procurei informações sobre este assunto. Não encontrei nada”, admite Ptaszyńska. E acrescenta que: “No próximo ano queremos fazer testes em apiários. Se forem igualmente positivos, gostaríamos que o produto seja disponibilizado no mercado”.

Leia também:

Abelhas adoram cannabis e este caso de amor pode salvar a espécie, entenda

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado da flor apical de um pé de cannabis, onde uma abelha repousa. Foto: Rafael Rocha | Smoke Buddies.

lazy placeholder Extrato de cannabis pode salvar abelhas expostas a pesticidas

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!