EUA: projeto de legalização da maconha liderado pelos republicanos surge como alternativa às medidas democratas

Fotografia que mostra uma bandeira dos EUA personalizada com desenhos da folha da maconha, nas cores verde, preto e branco, hasteada ao vento, e parte de um prédio ao fundo. Foto: Sean Dunbar | Flickr. projeto de lei eleitores Washington

A proposta é mais um desenvolvimento no que provou ser uma reforma ativa da cannabis no Congresso americano; conseguir a adesão dos republicanos pode ser fundamental para o avanço da pauta. As informações foram traduzidas pela Smoke Buddies do Marijuana Moment

Um novo projeto de legalização da maconha no Congresso dos EUA liderado pelos republicanos é iminente. A medida está sendo formulada por defensores como um meio-termo entre a simples desanexação, conforme proposto por outros legisladores republicanos, e uma legislação ampla e abrangente que os líderes democratas defendem.

Leia também: Apoio público à legalização da maconha mantém recorde nos EUA

O Marijuana Moment obteve o texto do projeto de lei, que está sendo liderado pela representante Nancy Mace (R-SC). A medida, intitulada Ato de Reforma dos Estados, está atualmente sendo distribuída entre as partes interessadas para feedback e, portanto, é preliminar, mas uma versão final deverá ser oficialmente registrada no final deste mês.

Este é mais um desenvolvimento no que provou ser uma reforma ativa da cannabis no Capitólio. Mas o ângulo do Partido Republicano é notável, já que muitos levantaram dúvidas sobre as perspectivas de o Congresso aprovar os projetos de maconha de longo alcance e grande escala que os democratas estão liderando na Câmara e no Senado. Conseguir a adesão dos republicanos pode ser fundamental para ultrapassar a linha de chegada, e a medida de Mace parece destinada a apelar aos direitos dos estados e aos interesses comerciais de colegas conservadores em seu lado do corredor, ao mesmo tempo em que incorpora alguns elementos de justiça restaurativa e impostos em grande parte favorecidos por progressistas.

Veja mais: Painel-chave da Câmara dos EUA aprova projeto de legalização da maconha

A congressista caloura, que foi o único voto do Partido Republicano a favor de um projeto de pesquisa de cannabis para veteranos durante uma marcação de comitê na quinta-feira, tem como objetivo desclassificar federalmente a maconha e criar um esquema regulatório — mas ainda garantir que os mercados estaduais existentes não sejam indevidamente onerados ou minados por novas regras.

Aqui está um resumo dos detalhes com base no projeto de lei e nos documentos resumidos obtidos pelo Marijuana Moment:

  • Cannabis seria desclassificada pelo governo federal e tratada de maneira semelhante ao álcool.

  • Um imposto de consumo de 3,75% seria cobrado sobre as vendas de cannabis. A receita apoiaria programas de subsídios para reentrada na comunidade, aplicação da lei e assistência da Small Business Administration* para empresas recém-licenciadas.

  • O Escritório de Tributação e Comércio de Álcool e Tabaco do Departamento do Tesouro seria o principal regulador da maconha no que diz respeito ao comércio interestadual.

  • A Food and Drug Administration (FDA — agência sanitária dos EUA) seria limitada em sua autoridade reguladora, com a intenção de que não teria mais controle sobre a cannabis do que tem sobre o álcool, exceto no que diz respeito à cannabis medicinal. A agência poderia estabelecer tamanhos de porções, certificar produtos de cannabis medicinal designados pelo estado e aprovar e regulamentar produtos farmacêuticos derivados da maconha, mas não poderia proibir o uso de cannabis ou seus derivados em aplicações não medicamentosas, como em produtos de cannabis designados pelo estado, suplementos dietéticos, alimentos, bebidas, tópicos não medicamentosos ou cosméticos.

  • A cannabis pura seria considerada uma commodity agrícola regulamentada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

  • A legislação permitiria aos operadores de cannabis licenciados pelo estado existentes entrar no esquema federal para garantir o acesso continuado do paciente e incentivar a participação no mercado legal.

  • Como as agências federais trabalham para promulgar regras, haveria disposições de porto seguro para proteger os pacientes e as empresas de maconha agindo em conformidade com as leis estaduais existentes.

  • Pessoas com certas condenações federais de cannabis que não eram violentas seriam elegíveis para expurgações.

  • Para prevenir o uso por jovens, haveria um limite de idade obrigatório de 21 anos para cannabis de uso adulto, e o projeto também determina certas restrições a coisas como publicidade.

  • A SBA precisaria tratar as empresas de maconha da mesma forma que outros mercados regulamentados, como faz com as empresas de álcool, por exemplo.

  • A medida também estipula que os veteranos não podem enfrentar discriminação na contratação federal devido ao uso de cannabis, e os médicos do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA (VA) seriam especificamente autorizados a emitir recomendações para cannabis medicinal para veteranos.

  • As agências federais podem continuar com o teste de drogas para a maconha.

  • O Escritório de Estatísticas Laborais seria obrigado a emitir um relatório ao Congresso sobre a indústria da maconha.

O projeto de lei tem 116 páginas, então esses detalhes representam apenas uma parte do que está previsto na legislação. E, novamente, as disposições estão sujeitas a alterações à medida que a proposta é finalizada antes de sua apresentação formal no Congresso.

*A Small Business Administration, ou SBA, é uma agência independente do governo dos EUA que tem o objetivo de auxiliar, aconselhar, assistir e proteger os interesses dos empreendimentos de pequeno porte no país.

Leia mais:

Exclusivo: paciente recebe primeira importação de cannabis in natura no Brasil

#PraTodosVerem: fotografia que mostra uma bandeira dos EUA personalizada com desenhos da folha da maconha, nas cores verde, preto e branco, hasteada ao vento, e parte de um prédio ao fundo. Foto: Sean Dunbar | Flickr.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!