Estudo descobre a química por trás do cheiro “skunk” da cannabis

bud pistilos tricomas Estudo descobre a química por trás do cheiro “skunk” da cannabis

Compostos de enxofre recentemente identificados em inflorescências de maconha dão à planta seu forte odor revelador. As informações foram traduzidas pela Smoke Buddies da Science News

Os cientistas finalmente descobriram as moléculas por trás do aroma “skunk” da maconha. (O termo ‘skunk’ também é usado para designar variedades de cannabis híbridas, saiba mais no dicionário da maconha.)

O bouquet inebriante que sai da erva fresca é, na verdade, um coquetel de centenas de compostos fragrantes. Os tons florais, cítricos e de pinho mais proeminentes vêm de uma classe comum de moléculas chamadas terpenos, diz o químico analítico Iain Oswald da Abstrax Tech, uma empresa privada em Tustin, Califórnia, que desenvolve terpenos para produtos de cannabis. Mas a origem daquela nota funky de ganja tem sido difícil de definir.

Agora, uma análise é a primeira a identificar um grupo de compostos de enxofre na cannabis que são responsáveis ​​pelo aroma funky, relatam os pesquisadores em 12 de novembro no ACS Omega.

Oswald e seus colegas suspeitam que o responsável pelo cheiro rústico da erva pode conter enxofre, um elemento de cheiro forte encontrado no lúpulo e no “spray” do gambá. Portanto, a equipe começou avaliando o fator skunk das inflorescências colhidas de mais de uma dúzia de variedades de Cannabis sativa em uma escala de zero a 10, sendo 10 a mais pungente. Em seguida, a equipe criou uma “impressão digital química” dos componentes aerotransportados que contribuíram para o perfume exclusivo de cada cultivar usando cromatografia gasosa, espectroscopia de massa e um detector de quimioluminescência de enxofre.

Como suspeitado, os pesquisadores encontraram pequenas quantidades de vários compostos de enxofre fragrantes à espreita nos perfis olfativos das cultivares de cheiro mais forte. A mais dominante era uma molécula chamada preniltiol, ou 3-metil-2-buteno-1-tiol, que dá à “cerveja skunk” seu sabor notório.

Leia mais: Miniguia de cervejas artesanais dank, terpenadas e inspiradas na maconha

Os compostos de enxofre foram encontrados na natureza, mas nunca antes na cannabis, diz Amber Wise, uma química analítica da Medicine Creek Analytics em Fife, Washington, que não esteve envolvida no estudo.

Oswald ficou surpreso ao descobrir que o preniltiol e muitos dos outros suspeitos sulfurosos na cannabis compartilham semelhanças estruturais com as moléculas encontradas no alho. E como esses análogos aliáceos, um pouco ajuda muito.

Esses compostos “podem estar em concentrações muito baixas na flor, mas ainda assim causam um grande impacto no cheiro”, diz Oswald. As moléculas de enxofre são mais abundantes nas flores de cannabis quando estas atingem a maturidade e durante o processo de cura.

O psicólogo do olfato Avery Gilbert, da Headspace Sensory, uma empresa iniciante em Fort Collins, Colorado, que se especializou em quantificar os muitos cheiros da cannabis, está animado para ver as moléculas adicionadas ao repertório químico da maconha. “O espectro do odor da cannabis é simplesmente incrível”, diz ele. “Eu acho que ganha do vinho”.

A descoberta do preniltiol na maconha, diz Gilbert, é o primeiro passo para mascarar seu odor desagradável — ou maximizar seu fedor perversamente agradável.

O preniltiol tem um “aroma polarizador”, diz Oswald. Embora muitas pessoas pensem que cheira mal, alguns usuários de cannabis pagam caro por uma erva com aroma skunk, que alguns consideram um indicador de qualidade.

Leia também:

O que significa o termo “OG” quando se fala em maconha?

#PraTodosVerem: fotografia, em close, de um bud de cannabis onde se vê seus pistilos marrons e tricomas em detalhes, e um fundo branco liso. Foto: Unsplash | 2H Media.

smokebuddies logo2 Estudo descobre a química por trás do cheiro “skunk” da cannabis

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!