Estudo clínico avalia uso do THC no tratamento de fibromialgia

conta gotas oleo rosto Estudo clínico avalia uso do THC no tratamento de fibromialgia

Pesquisa será realizada pela UNILA e Abrace Esperança, que fornecerá os extratos de cannabis, com 36 mulheres portadoras de fibromialgia. As informações são do Cannabis Inc. / Folha

Doença crônica, sem cura e com tratamento nem sempre eficiente, a fibromialgia afeta 5% da população. A cannabis medicinal é uma das alternativas que, na prática, dá resultados positivos para aplacar os sintomas. São eles, dores no corpo — nas articulações e musculares —, dificuldade de dormir, ansiedade, depressão e enxaqueca.

Em março, 36 pacientes vão participar de um estudo clínico para avaliar o uso do THC (tetraidrocanabinol) no tratamento. “Vamos dividir os inscritos em três grupos, que recebem substâncias diferentes. Um vai tomar placebo, e os outros dois doses diferentes de extratos ricos em THC”, diz o pesquisador Francisney Nascimento, 38, professor de Farmacologia Clínica na UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana), em Foz do Iguaçu.

site sb Estudo clínico avalia uso do THC no tratamento de fibromialgia

Leia mais: Óleo de cannabis rico em THC mostra potencial como terapia para fibromialgia

Todos os participantes são mulheres entre 40 e 50 anos. Por que só mulheres? “Elas são a maioria dos doentes (90%)”, diz o pesquisador. A Unila e a Abrace Esperança fecharam acordo para a realização da investigação clínica. “A cannabis medicinal fornecida no tratamento destes pacientes é da linha verde (farmacêutica) da Abrace Esperança (associação de pacientes com autorização judicial para a produção de medicamentos de cannabis)”.

Esta não é a primeira parceria das duas instituições. Elas patrocinam também a pesquisa já iniciada com pacientes de Alzheimer tratados com THC – um dos canabinoides da cannabis, eficiente para aplacar dores crônicas como a do câncer, entre outras ações. A pesquisa está prevista para março.

Leia também:

Maconha medicinal apresenta ótimos resultados para fibromialgia

#PraCegoVer: foto de um conta-gotas contendo óleo de coloração escura, sendo segurado com a ponta apoiada na boca de um frasco âmbar, e o sorriso da pessoa que o segura, ao fundo, desfocado. Imagem: Elsa Olofsson | Flickr.

smokebuddies logo2 Estudo clínico avalia uso do THC no tratamento de fibromialgia

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!