Estado terá que fornecer canabidiol para tratamento de criança autista em Blumenau (SC)

folhas frasco Estado terá que fornecer canabidiol para tratamento de criança autista em Blumenau (SC)

Família estava fazendo vaquinhas, vendendo doces e pedindo ajuda para custear o medicamento à base de canabidiol. As informações são do jornal O Município

O governo do Estado de Santa Catarina terá que fornecer canabidiol para o tratamento de um menino de 4 anos, morador de Blumenau, que possui autismo severo, epilepsia, convulsões e crises anafiláticas. Uma decisão da Justiça de SC, em ação movida pelo núcleo municipal da Defensoria Pública (DPE-SC), garantiu o benefício.

Por conta de todos os problemas causados pela doença, como alucinações e automutilação, Davi Lemke precisa tomar esse e outros medicamentos que não são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

lazy placeholder Estado terá que fornecer canabidiol para tratamento de criança autista em Blumenau (SC)

Aliás, no início deste mês, foi publicada uma reportagem que trazia o drama vivido por Jéssica Lemke, mãe do pequeno Davi, que estava sem condições para custear os remédios necessários. Ela abriu uma vaquinha na internet, organizou rifa e até vendeu doces para conseguir comprar o medicamento, único que fez o menino ficar bem.

“Desde o dia 14 de setembro, quando começou a tomar o remédio canabidiol, não ocorreu mais nenhuma crise convulsiva e nem crise epilética. Sem contar que está dormindo a noite toda, coisa que eu e meu esposo já não sabíamos o que era. Quando eu mais precisei muitos me ajudaram. O mundo ainda tem esperança. Não tenho nem palavras pra agradecer”, disse Jéssica.

A determinação da Justiça aponta que o Estado tem 10 dias — a partir da notificação — para fornecer as primeiras doses do remédio. Porém, como se sabe que não terão capacidade para disponibilizar imediatamente, terão que encaminhar R$ 38.101,44 à família para que esta possa comprar os medicamentos por seis meses.

“É uma alegria e um alívio saber que a juíza já assinou o tratamento do meu Davizinho”, disse Jéssica.

Leia também:

Pesquisadores de San Diego (EUA) estudam a eficácia do CBD no tratamento do autismo

#PraCegoVer: em destaque, fotografia de um frasco de cor âmbar-escuro e tampa preta, à frente de três folhas de maconha verdinhas, e um fundo branco. Foto: Kimzy Nanney | Unsplash.

lazy placeholder Estado terá que fornecer canabidiol para tratamento de criança autista em Blumenau (SC)

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!