Espanha se move para permitir acesso mais amplo à maconha para uso medicinal

Foto mostra um frasco cilíndrico transparente contendo óleo amarelo sobre uma superfície de madeira, ao lado de inflorescências secas de maconha e um estetoscópio, e, logo acima, um conta-gotas com o mesmo líquido e parte da mão que o segura, além de plantas de cannabis em período vegetativo que aparecem ao fundo, em pior foco. Foto: The Thaiger. canabidiol

Texto aprovado por comissão da câmara baixa do parlamento espanhol prevê que extratos ou preparações de cannabis sejam dispensados em farmácias

A Comissão de Saúde do Congresso dos Deputados da Espanha aprovou na segunda-feira (27) um relatório pedindo a ampliação do uso medicinal da cannabis.

O relatório, elaborado por uma subcomissão criada para analisar experiências de regulação da maconha para uso medicinal, insta as autoridades de saúde a permitir a venda em farmácias de “extratos ou preparações padronizadas de cannabis que hoje não têm autorização de comercialização”.

Leia mais: Espanha dá primeiro passo para a legalização da cannabis medicinal

Atualmente, apenas dois medicamentos à base de cannabis têm autorização de comercialização da Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (AEMPS), o Sativex, para tratar a rigidez muscular ligada à esclerose múltipla, e o Epidiolex, para convulsões epiléticas.

O texto prevê que medicamentos derivados da maconha possam ser prescritos para casos de esclerose múltipla, algumas formas de epilepsia, náuseas e vômitos derivados de quimioterapia, endometriose, dor oncológica e dor crônica não oncológica, podendo ser estendida a outras indicações terapêuticas quando estudos fornecerem evidências consistentes.

Também preserva o papel crucial da AEMPS no processo, e dá um prazo de seis meses à agência para enquadrar as novas diretrizes na lei.

Veja também: Farmacêuticos espanhóis propõem teste-piloto para verificar eficácia da cannabis

As associações de pacientes estimam que pelo menos 300.000 pessoas na Espanha poderiam se beneficiar com acesso legal a produtos derivados de cannabis.

No entanto, a iniciativa em andamento no parlamento espanhol não proporcionará acesso à flor de cannabis, que por ora será limitado para fins de pesquisa.

A dispensação de extratos de maconha também ocorrerá inicialmente apenas por meio de farmácias hospitalares.

Saiba mais:

Qual é o plano do novo governo da Colômbia para promover a cannabis?

#PraTodosVerem: foto mostra um frasco transparente contendo óleo amarelo ao lado de buds secos de maconha e um estetoscópio, sobre uma superfície de madeira, e um conta-gotas também com óleo e parte da mão que o segura, logo acima, com plantas de cannabis em período vegetativo fechando a composição ao fundo.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!