Empresa de cannabis lança fundo para financiar mulheres e minorias nos EUA

Fotografia que mostra um cultivo de cannabis no interior de uma grande sala retangular, com paredes brancas e repleta de plantas e luminárias, onde se vê três colaboradores usando uniformes azuis, além de máscara, touca e óculos escuros, que manejam as plantas. Foto: Curio Wellness.

A iniciativa tem a meta de levantar US$ 30 mi e investirá em mulheres, minorias e veteranos de guerra deficientes que busquem entrar no mercado da maconha. As informações são do TechCrunch

“Pensamos na diversidade como uma questão fundamental para a indústria da cannabis”, disse Jerel Registre, diretor-gerente do Curio WMBE Fund, em uma conversa com o TechCrunch. A convicção de Registre em relação a esse programa é óbvia quando ele explica o problema que o fundo está tratando.

O novo fundo, iniciado pela empresa de cannabis medicinal com sede em Maryland Curio Wellness, visa ajudar empresários desassistidos a entrar no mercado de cannabis. Com US$ 30 milhões para investir, o Curio WMBE Fund está procurando investir em até 50 mulheres, minorias e veteranos de guerra deficientes que procuram abrir e operar uma franquia da Curio Wellness com um caminho para 100% de participação em três anos.

Registre disse ao TechCrunch que o objetivo é criar uma propriedade mais diversificada por meio de um modelo de negócios comprovado. Os participantes deste programa obtêm acesso a capital e recursos operacionais.

Curio fez seu nome em Maryland, onde é a maior cultivadora de cannabis em participação de mercado. Fundada em 2014, a empresa familiar opera dispensários com base em uma abordagem centrada no paciente. Embora seja uma entidade legalmente separada, mas afiliada da Curio Wellness, o Curio WMBE Fund visa dar aos franqueados acesso ao molho secreto da Curio.

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“Ao olhar para as barreiras sistêmicas que mulheres, minorias e veteranos com deficiência enfrentam para acessar capital, decidimos desenvolver uma solução que aborda diretamente essa enorme disparidade econômica”, disse Michael Bronfein, CEO da Curio Wellness. “O fundo fornece aos empreendedores qualificados o capital de investimento de que precisam para se tornarem franqueados do Curio Wellness Center, ao mesmo tempo que garante seu sucesso por meio de nossas melhores operações de negócios”.

“Vamos engarrafar o sucesso que temos”, acrescentou Registre. Ele compara o modelo de franquia ao McDonald’s, onde a corporação nacional oferece às operadoras um procedimento operacional padrão comprovado e suporte contínuo.

“Nosso fundo é diferente de qualquer outro no setor”, disse Registre, “já que os empreendedores qualificados terão um caminho claro para 100% de participação em apenas três anos. Muitos outros fundos contam com um modelo que utiliza empreendedores de minorias como um veículo para obter licenças: a abordagem da Curio inverte esse modelo ao capacitar diversos empreendedores e apoiá-los ao longo do caminho. Se algo acontecer e um franqueado financiado pelo fundo entrar em moratória, ele deve ser substituído por outro proprietário minoritário ou mulher. Isso garante que esses licenciados possam obter o apoio financeiro de que precisam para começar um negócio, ao mesmo tempo que garante que a missão final do fundo de apoiar diversos empreendedores seja alcançada”.

Registre explicou que a diversidade também é fundamental para a Curio Wellness. Dos 200 funcionários da empresa, 40% são mulheres e mais da metade são minorias. No nível de liderança, 38% da gestão são mulheres e 44% se identificam como membros de uma comunidade minoritária.

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“A diversidade é um ativo essencial que reconhecemos como parte integrante do nosso sucesso e do nosso futuro, e é por isso que decidimos criar este fundo de investimento”, disse Registre.

O fundo oferece duas fases de apoio. A primeira fornece capital aos franqueados para abrirem seu Curio Wellness Center e os auxilia na obtenção de licenças, seleção de local e contratação e treinamento de funcionários. Uma vez que o local esteja operacional, o fundo pretende fornecer suporte contínuo em gestão, vendas e marketing, operações de loja, e garantir que os funcionários estejam atualizados sobre as informações do produto.

A Curio vê seus locais como mais do que dispensários de cannabis. A empresa os chama de centros de bem-estar.

“Os locais da Curio vão além da experiência tradicional que as pessoas têm em um dispensário de cannabis medicinal — são destinos de bem-estar total, sob a liderança de um farmacêutico licenciado”, explica Registre. “O bem-estar do paciente está no centro de tudo o que fazemos e é exemplificado por uma ampla variedade de produtos holísticos de saúde, serviços e programação educacional que oferecemos. Embora sejam um acréscimo à experiência do paciente com cannabis medicinal, esses recursos abrem a loja para toda a comunidade, não limitando a experiência de saúde apenas para aqueles com um cartão de cannabis medicinal. Essa prática, de uma mentalidade que prioriza o paciente por meio de um modelo liderado pelo farmacêutico, nos permite realmente liderar a busca pelo bem-estar para todos que entram pela porta da frente”.

Até o momento, o fundo levantou metade de sua meta de US$ 30 milhões. A empresa diz que o fundo visou, lançou e garantiu intencionalmente um pool de investimentos que inclui mulheres e minorias. O fundo espera fechar até o final de 2020, e as inscrições devem ser abertas no início de 2021.

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#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra um cultivo de cannabis no interior de uma grande sala retangular, com paredes brancas e repleta de plantas e luminárias, onde se vê três colaboradores usando uniformes azuis, além de máscara, touca e óculos escuros, que manejam as plantas. Foto: Curio Wellness.

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