Em vídeo, artistas, jornalista e ativistas condenam proibição das drogas

em video artistas jornalista e ativistas condenam proibicao das drogas Em vídeo, artistas, jornalista e ativistas condenam proibição das drogas

Os atores Wagner Moura, Leandra Leal e Gregório Duvivier gravaram vídeo em apoio à campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”. Ativistas pró-legalização, dois coronéis da PM do Rio e cientistas também participaram do jogral, que fala das consequências da atual política de drogas no Brasil.

“Você não precisa usar nem aprovar o uso de drogas para entender que a política de repressão não funcionou”, diz o ator Wagner Moura, um dos famosos que participam da campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”“Ao reprimir a produção, a venda e o uso de certas drogas, nós apenas entregamos todo esse mercado para o crime”, continua.

A ele se juntam atores como Leandra Leal e Gregório Duvivier, ativistas, cientistas e policiais militares, lembrando as consequências dessa política para a sociedade como um todo. “O Brasil é campeão mundial de homicídios. Hoje, nós temos a polícia que mais morre e mais mata no mundo”, diz Gregório.

O vídeo, idealizado pelo CESeC – Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, foi lançado nesta segunda (28), a partir do site da UOL, e faz parte da campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”, que existe desde 2015 e também conta com o trabalho de vários cartunistas como Laerte, Angeli e André Dahmer, cujos trabalhos estamparam traseiras de ônibus.

lazy placeholder Em vídeo, artistas, jornalista e ativistas condenam proibição das drogas

Cartum de André Dahmer – enxugando gelo

“Por uma coincidência terrível, nosso vídeo vem à tona justamente no momento em que o Rio de Janeiro vive um aumento agudo e intenso dessa trágica guerra às drogas. O vídeo é essencial para lembrar que os danos causados pela política de guerra às drogas superam, em muito, os danos provocados pelo eventual uso abusivo de qualquer droga”, observa a socióloga Julita Lemgruber, diretora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania.

lazy placeholder Em vídeo, artistas, jornalista e ativistas condenam proibição das drogas

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário