Durante pandemia, itens de cultivo indoor são usados para esterilização caseira nos EUA

tenda grow 1 Durante pandemia, itens de cultivo indoor são usados para esterilização caseira nos EUA

Uma enfermeira comprou a estrutura de cultivo, com tenda, lâmpada e temporizador, para usar como cabine esterilizadora de roupas e sapatos em casa. Ela compartilhou a ideia com o dono da loja que, por sua vez, passou a vender os kits de esterilização — mas não garante sua eficácia

A suposta descoberta de uma nova forma de uso para as tendas — e luzes — de cultivo, conveniente para os tempos de pandemia, foi o que permitiu a uma loja da cidade de Olathe, em Kansas (EUA), pivotar seu serviço e oferecer aos trabalhadores de serviços essenciais, expostos ao contágio do coronavírus, um kit de esterilização de objetos para ser montado em casa.

De acordo com o comunicado divulgado na página da Year-Round Garden, uma enfermeira que trabalha na linha de frente da batalha contra a Covid-19 se inspirou no uso da luz UVC como método de esterilização em hospitais e fábricas que embalam alimentos, e adaptou a estrutura normalmente vendida para cultivo de plantas indoor, como tenda, lâmpada e temporizador, na criação de uma cabine caseira de esterilização de objetos.

lazy placeholder Durante pandemia, itens de cultivo indoor são usados para esterilização caseira nos EUA

“Eu pesquisei e descobri que as luzes UVC (especialmente o espectro entre 240 e 280 nanômetros) estão na lista de práticas de esterilização aprovadas para atividade viral“, relata a enfermeira, em e-mail ao proprietário da loja. “Depois de horas e horas de pesquisa, decidi comprar a barraca de cultivo e a lâmpada de você para fazer uma tenda de esterilização em casa”.

Leia mais: Tecnologias da indústria canábica podem ajudar no combate à Covid-19

Ela conta que instalou a tenda na porta de casa, com a lâmpada UVC de 60 W e um temporizador, programado para acender a luz cerca de trinta minutos antes de sua chegada.

“Quando chego em casa do trabalho (antes de ver minha família), tiro minhas roupas e as coloco em cabides dentro da tenda. Tiro meus sapatos e os coloco de cabeça para baixo no fundo, depois fecho”, ela conta. “Segundo minha pesquisa, duas horas é tempo mais que suficiente para esterilizar minhas roupas e sapatos sem desperdício do ponto de vista de energia”.

A ideia virou produto

“Ficamos claramente intrigados com a ideia e pedimos que ela acompanhasse a experiência em 30 dias e nos contasse como foi”, diz o comunicado da Year-Round Garden. “Depois que seus colegas ouviram falar do que ela construiu, também compraram os equipamentos para criarem suas cabines de esterilização. Eventualmente, ficamos sem tendas e lâmpadas”.

Diante da demanda em alta, a loja percorreu fornecedores, aumentou o estoque e anunciou o lançamento de kits de esterilização, como os da enfermeira, à venda pelo site oficial. Ao mesmo tempo, porém, o comunicado alerta que não reivindica que esse tipo de instalação proteja contra a Covid-19.

“Não somos médicos”, diz o comunicado. “O que sabemos é que tínhamos o equipamento disponível e uma cliente na área da saúde encontrou uma maneira de juntar nossas mercadorias de uma maneira que a fez se sentir segura”.

Leia também:

Cannabis é mais eficaz na prevenção e tratamento da Covid-19 do que hidroxicloroquina

#PraCegoVer: a imagem em destaque mostra três fotos do equipamento. Na parte esquerda, a foto maior mostra roupas e uma máscara penduradas dentro da tenda, iluminadas pela luz UVC. À direita, as outras duas mostram detalhes da lâmpada, que é um cilindro metálico com várias fileiras de pontos de luz, e do celular e um par de tênis no chão da estrutura. Imagem: Divulgação / Year-Round Garden.

lazy placeholder Durante pandemia, itens de cultivo indoor são usados para esterilização caseira nos EUA

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista e observadora do feminino no universo da cannabis, que se traduz em colunas mensais sobre o tema na Smoke Buddies.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!