Doutora responde: pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD?

conta gotas frasco Doutora responde: pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD?

Em sua coluna semanal, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde

Como a cannabis age em pessoas com mal de Alzheimer? Pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD? Como estudantes de medicina podem se aprofundar no estudo sobre o sistema endocanabinoide?

Leia também: Casos ortopédicos também se enquadram para tratamentos com cannabis?

Confira, a seguir, as respostas da doutora Amanda Medeiros, médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa.

Como a cannabis age em pessoas com mal de Alzheimer?

A cannabis promove a neurogênese, ou seja, a formação de novos neurônios, que, por sua vez, podem gerar novas sinapses, ligações entre os neurônios. Isso é muito positivo para quadros de Alzheimer, que se caracteriza pela falta de estímulos em determinadas áreas do cérebro. O canabidiol vai agir na modulação dos neurotransmissores, além de diminuir a ansiedade e promover melhores noites de sono para idosos com Alzheimer.

Pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD?

Sim, pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD, mas é uma situação facilmente ajustável. Quando isso acontece, o recomendado é deixar de usar o produto por um tempo, cerca de cinco dias, até que o corpo faça uso de todo o material ali depositado. Em casos em que a tolerância continua mesmo após esse período de interrupção do tratamento, é necessário pensar no ajuste da dose — sempre, é claro, com acompanhamento médico.

Sou estudante de medicina e quero me aprofundar no sistema endocanabinoide, há livros sobre o assunto? Como estudo sobre o tema?

A primeira coisa que devemos conhecer sobre a cannabis medicinal é o sistema endocanabinoide, assim como os receptores, enzimas e neurotransmissores que atuam nele. Como é modulado e como vai influenciar nos outros órgãos e sistemas do corpo.

 Doutora responde: pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD?Podemos encontrar bastante material no PubMed, assim como na Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis Sativa, a Sbec. Vale dizer que neste ano será lançado o primeiro Tratado Brasileiro de Cannabis Medicinal, feito pela Dra. Ana Hounie e outros médicos colaboradores.

Também produzi um e-book gratuito com informações para quem busca estudar sobre o assunto, disponível para download através do QR Code à esquerda. Boa leitura!

Leia também:

Doutora responde: posso usar cannabis medicinal com remédios controlados?

#PraTodosVerem: fotografia mostra a ponta de um conta-gotas contendo óleo e a parte de cima de um frasco cor âmbar, além de uma planta de cannabis em período vegetativo, ao fundo. Imagem: jetacomputer / Freepik.

 

 Doutora responde: pacientes podem desenvolver tolerância ao CBD?

Sobre Dra Amanda Medeiros Dias

Médica, pós graduada em pediatria e nutrologia pediátrica, cursando psiquiatria infantil pelo CBI of Miami e com certificação internacional em medicina endocanabinoide pela Green Flower, na Califórnia (EUA). Tem experiência na prática em clínica geral integrativa com crianças e adultos, com visão holística, olhando o paciente como um todo. Além de prescritora, é paciente de cannabis medicinal desde 2018. Diretora técnica no Instituto Coração Valente, médica da Clínica Gravital e voluntária em projetos da UNA (Unidos pela Amazônia). CRM - 39.234 PR
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!