Doutora responde: O uso terapêutico de cannabis é seguro para pessoas com cardiopatia?

Fotografia em plano fechado que mostra o topo de um bud de cannabis (maconha) em cultivo, com pistilos em tons de rosa, e fundo desfocado. CBD

Em sua coluna semanal, a Dra. Amanda Medeiros responde às principais dúvidas de leitores da Smoke Buddies sobre cannabis e saúde

Posso usar cannabis medicinal preventivamente? Como ela age em doenças autoimunes? O uso terapêutico de cannabis é seguro para pessoas com cardiopatia? Confira, a seguir, as respostas da doutora Amanda Medeiros, médica prescritora com certificação internacional em medicina canabinoide e experiência prática em clínica geral integrativa.

Posso usar cannabis medicinal preventivamente ou apenas como tratamento de condições existentes?

Se o seu sistema endocanabinoide estiver regulado, se você não estiver com nenhuma patologia, sem ansiedade, com peso adequado, dormindo bem, sem dor, não há motivo para acrescentar fitocanabinoides no organismo – uma dieta saudável, bastante água e sono adequado já seriam suficiente para te manter saudável. Isso não significa que é proibido usar de forma preventiva, porém, fitocanabinoides em excesso também podem ser ruins, por isso, optamos por usá-los quando o sistema endocanabinoide está desalinhado de alguma forma.

Como a cannabis age em doenças autoimunes?

Todos nós temos um sistema endocanabinoide, com os receptores CB1, que atuam no sistema nervoso central, e CB2, nos sistemas periféricos. Os fitocanabinoides que ingerimos ou vaporizamos vão trabalhar ajudando o sistema endocanabinoide a ficar em equilíbrio, homeostase, e isso influencia nossas células imunológicas, como CD4, CD8. Então, o uso da cannabis medicinal vai ajudar o sistema imune a ficar mais forte e mais reagente.

O uso terapêutico de cannabis é seguro para pessoas com cardiopatia?

Se o paciente fizer uso de marca-passo, mas estiver estabilizado, sem arritmia cardíaca ou descompensação, é seguro, sim, contanto que a gente vá subindo a dose aos poucos e monitorando a pressão, com o acompanhamento médico adequado e espaçando a administração dos remédios cardíacos. Se você respeitar o limite de duas ou três horas do remédio da pressão e fizer o monitoramento, pode usar, sim. Agora, se o marca-passo estiver descompensado, ou o paciente em arritmia, não é recomendado.

Leia também:

Doutora responde: como a cannabis pode auxiliar em crises de TPM?

#PraTodosVerem: Fotografia em plano fechado que mostra o topo de um bud de cannabis (maconha) em cultivo, com pistilos em tons de rosa, e fundo desfocado.

mm

Sobre Dra Amanda Medeiros Dias

Médica, pós graduada em pediatria e nutrologia pediátrica, cursando psiquiatria infantil pelo CBI of Miami e com certificação internacional em medicina endocanabinoide pela Green Flower, na Califórnia (EUA). Tem experiência na prática em clínica geral integrativa com crianças e adultos, com visão holística, olhando o paciente como um todo. Além de prescritora, é paciente de cannabis medicinal desde 2018. Diretora técnica no Instituto Coração Valente, médica da Clínica Gravital e voluntária em projetos da UNA (Unidos pela Amazônia). CRM - 39.234 PR
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!