“Djanira”: clipe da cantora Illy aborda empreendedorismo e legalização da maconha

VictorCuri foto Djanira: clipe da cantora Illy aborda empreendedorismo e legalização da maconha

Com direção e roteiro de Pedro Henrique França e elenco com Mart’nália, Gisele Itiê, Camila Lucciola e Taisa Machado, o clipe tem estética pop, inspirações em Almodóvar e, assim como a música, aborda com sutileza a legalização da maconha

Uma professora demitida e desolada joga no lixo a carteira de trabalho. Na poltrona de casa, ao ler uma reportagem sobre empreendimento com maconha, tem uma ideia: chama as amigas e começa a vender biscoitos feitos da erva. Essas são as primeiras cenas do clipe de “Djanira”, que a cantora brasileira Illy lançou esta semana, com Mart’nália, Gisele Itiê, Camila Lucciola e Taisa Machado no elenco, roteiro e direção de Pedro Henrique França.

lazy placeholder Djanira: clipe da cantora Illy aborda empreendedorismo e legalização da maconha

#PraCegoVer: a cantora Illy, ao centro, na personagem Djanira, com duas amigas empreendedoras canábicas ao seu redor (Taisa Machado à esquerda e Camila Lucciola à direita). Foto: Victor Curi.

A canção “Djanira” está no elogiado álbum de estreia da baiana radicada no Rio de Janeiro, “Voo longe” produzido por Kassin e Moreno Veloso.

“Os clipes nos dão a oportunidade de fortalecer nossa arte e nosso discurso. Usamos a dança, a moda e Djanira para lembrar que a legalização funciona bem em vários países desenvolvidos, colabora com o aumento da economia local, é uma ótima opção de empreendedorismo, gera empregos, diminuiria a população carcerária e avançaria os estudos sobre a planta contra diversas doenças”, afirma Illy.

Assista ao clipe

“Não fazemos aqui, com Djanira, apenas um ato pró-legalização à maconha, mas à liberdade. Djanira é um clipe afetivo e feminista, colorido e alegre, dentro de um Brasil que pode ser possível“, acrescenta o diretor Pedro Henrique França. “‘Djanira’ é resultado de um trabalho coletivo muito bonito, que soma discursos e reúne essas mulheres tão fortes para mostrar que estamos juntos por um país mais feliz e maduro”, acredita o diretor.

O clipe é lançado num momento que o STF está prestes a debater a pauta da descriminalização no Brasil. “Espero que ajude de alguma forma para que os governantes enxerguem o tamanho do benefício que a legalização pode trazer. Estamos em tempos conturbados, mas iremos chegar mais fortes ao futuro”, torce Illy.

Leia também:

Jay-Z estreia no setor de maconha como estrategista

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) traz as personagens do clipe “Djanira”, em vestes de praia, carregando os tabuleiros com biscoitos de maconha em uma faixa de areia e, ao fundo, o mar, barcos e a orla com prédios. Foto: Victor Cury.

lazy placeholder Djanira: clipe da cantora Illy aborda empreendedorismo e legalização da maconha

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista e observadora do feminino no universo da cannabis, que se traduz em colunas mensais sobre o tema na Smoke Buddies.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário