Deputado francês levanta cigarro de maconha no Parlamento pedindo pela legalização

francois michel lambert Deputado francês levanta cigarro de maconha no Parlamento pedindo pela legalização

François-Michel Lambert criticou a proibição na França, defendendo que a regulamentação garantiria produtos controlados aos consumidores e reduziria o tráfico. As informações são da AFP, via Le Nouvel Observateur

“Toda repressão é um fracasso total”: o deputado pró-legalização da cannabis François-Michel Lambert levantou um baseado nessa terça-feira (4) no hemiciclo da Assembleia Nacional francesa, atraindo a ira de Gérald Darmanin e Richard Ferrand.

O representante eleito do departamento de Bouches-du-Rhône, ex-LREM (La République En Marche) e membro do grupo Liberdades e Territórios, criticou durante a sessão de questionamento ao governo a “proibição” na França, enquanto “outros países optaram por enfrentar o problema em vez da política de avestruz”.

site sb Deputado francês levanta cigarro de maconha no Parlamento pedindo pela legalização

Uma missão parlamentar transpartidária deve fazer um relatório nesta quarta-feira no qual a legalização é defendida.

“Esta proposta não é negligente. Ela garantiria aos consumidores produtos controlados e reduziria o tráfico”, disse Lambert.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele então mostrou um copo com uma folha de cannabis e tirou “um baseado”, dizendo que estava ciente de que isso “poderia criar um escândalo”.

Leia mais – México: consumidores de maconha acusam Senado de deixar a regulamentação no limbo

O presidente da Assembleia Nacional, Richard Ferrand (LREM), interpôs-lhe imediatamente um ponto de ordem com lavratura na ata, o que vale uma penalidade financeira para o deputado.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, denunciou “um pouco de demagogia” nas palavras do Sr. Lambert, ao lançar que “é uma m**** isso que (os jovens) tomam em suas veias e que fumam”.

“Você acha que os traficantes que ganham 60.000, 80.000, 100.000 euros em dinheiro líquido por semana vão abrir uma loja e declarar seu dinheiro para impostos e à Urssaf (sistema de seguridade social francês)?”, perguntou. E acrescentou: “Saia da ingenuidade, combata as drogas e não desista!”.

O presidente Emmanuel Macron descartou qualquer legalização há dez dias e, em vez disso, pediu “um grande debate nacional sobre o consumo de drogas e seus efeitos deletérios”.

Leia também:

PL 399: emendas propõem cultivo doméstico e uso in natura de cannabis

#PraCegoVer: fotografia de François-Michel Lambert, com paletó azul-claro e camisa e máscara brancas, no momento em que fala à tribuna, em meio a outros deputados, todos de máscara, e segura um baseado em uma mão e um copo com o desenho da folha da maconha na outra. Imagem: BFMTV.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!