Estudo mostra redução de crimes relacionados à cannabis entre jovens após legalização no Canadá

bandeira canada folha Estudo mostra redução de crimes relacionados à cannabis entre jovens após legalização no Canadá

Observando as contagens nacionais diárias de crimes relacionados à cannabis relatados pela polícia canadense, Dr. Russell Callaghan e sua equipe descobriram que a legalização da maconha em 2018 estava associada a reduções imediatas nesses tipos de ofensas. Informações da Universidade do Norte da Colúmbia Britânica

Uma nova pesquisa do professor Dr. Russell Callaghan, do Programa Médico Northern da Universidade da Colúmbia Britânica, descobriu que a legalização da cannabis no Canadá, implementada em 2018, estava associada a reduções imediatas em crimes relacionados à cannabis relatados pela polícia.

O estudo foi publicado na Addiction, uma revista científica internacional revisada por pares.

site sb Estudo mostra redução de crimes relacionados à cannabis entre jovens após legalização no Canadá

“Embora os resultados do estudo não sejam surpreendentes, eles são importantes”, diz o Dr. Callaghan. “Um objetivo central do Ato da Cannabis visava reduzir o envolvimento dos jovens com o sistema de justiça criminal por causa de crimes relacionados à cannabis. Nossos resultados fornecem evidências iniciais que apoiam um dos principais objetivos desta legislação”.

O governo federal canadense implementou o Ato da Cannabis em 17 de outubro de 2018, que é uma estrutura de orientação para a legalização da cannabis no Canadá. Um objetivo principal desta legislação visa prevenir o uso de cannabis e danos relacionados entre os jovens.

Leia: Mercado legal de cannabis do Canadá continua a corroer participação do mercado ilícito

Dr. Callaghan e sua equipe analisaram as contagens nacionais diárias de crimes relacionados à cannabis relatados pela polícia, que eram compostos principalmente de crimes por posse de cannabis. O estudo analisou dados de crimes de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2018 originados da Pesquisa de Relatórios de Crimes Uniformes  — um banco de dados que captura todos os incidentes criminais relatados pela polícia no país. A equipe descobriu que, imediatamente após a legalização da cannabis, os incidentes criminais relatados pela polícia entre jovens do sexo masculino e feminino por crimes relacionados à cannabis caíram significativamente em 55% e 65%, respectivamente.

“A maior parte da pesquisa disponível para avaliar a legalização da cannabis se concentrou nos danos relacionados à cannabis, mas esta pesquisa atual examina os benefícios potenciais da legalização”, diz Callaghan. “A criminalização de jovens por crimes relacionados à cannabis, como posse de cannabis, representa um enorme fardo para a juventude canadense e para o sistema de justiça criminal.

Minha esperança é que essas descobertas ajudem os formuladores de políticas, autoridades de saúde pública e o público a avaliar melhor os custos e benefícios da legalização da cannabis na sociedade canadense.”

Consumo juvenil de cannabis e legalização no Canadá — reconsiderando medos, mitos e fatos

O projeto incluiu uma equipe nacional de pesquisadores da Universidade do Norte da Colúmbia Britânica (UNBC), do Centro para Dependência e Saúde Mental (CAMH) em Toronto, da Universidade de Guelph e da Universidade Dalhousie. O Dr. Callaghan e sua equipe estão atualmente conduzindo um estudo de acompanhamento para examinar os impactos da legalização da cannabis nos crimes relatados pela polícia durante um período de acompanhamento mais longo de 14,5 meses. Os resultados deste estudo de acompanhamento devem estar disponíveis no final deste ano.

O estudo é parte da pesquisa em andamento do Dr. Callaghan que avalia os potenciais danos e benefícios da legalização da cannabis nos principais resultados de saúde pública canadense, como saúde juvenil, utilização do departamento de emergência relacionado à cannabis, psicoses induzidas por cannabis e colisões de veículos motorizados.

Esta pesquisa foi apoiada em parte por uma bolsa (pesquisa de cannabis em áreas prioritárias urgentes) dos Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde (CIHR).

Saiba mais:

Não houve aumento dos acidentes de trânsito após legalização da cannabis no Canadá, diz estudo

#PraTodosVerem: fotografia mostra uma bandeira do Canadá personalizada com a folha da maconha no lugar da folha de bordô tremulante, e partes de outras bandeiras como a arco-íris do movimento LGBTQI, logo atrás. Foto: Cannabis Culture | Flickr.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!