Defensoria de MS garante canabidiol para adolescente com trissomia do cromossomo 11

conta gotas mao frasco Defensoria de MS garante canabidiol para adolescente com trissomia do cromossomo 11

Após ter feito uso de vários medicamentos fornecidos pelo SUS, sem eficácia, paciente que sofre com crises convulsivas diárias obtém na Justiça direito a receber medicamento à base de CBD. Informações da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Sofrendo com crises de epilepsia refratária, um adolescente de 12 anos diagnosticado com trissomia do cromossomo 11 obteve o direito ao tratamento com medicamento à base de canabidiol (CBD), após atuação da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

A mãe do jovem, moradora da zona rural de Anaurilândia, cidade localizada a 268 km de Campo Grande, procurou a instituição, após constatar que outras linhas terapêuticas e medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não vinham garantindo êxito.

site sb Defensoria de MS garante canabidiol para adolescente com trissomia do cromossomo 11

Leia mais: Justiça determina que Estado forneça canabidiol a criança epilética em Feira de Santana

O defensor público Natanael Claudino de Araújo Júnior, responsável pela ação inicial, reitera que o menino já fez uso de vários esquemas terapêuticos fornecidos pelo SUS, conforme demonstrado em laudo médico. Entretanto, mantém cerca de uma a duas crises convulsivas ao dia, em decorrência da epilepsia.

O pedido de fornecimento da medicação foi julgado improcedente no primeiro grau, apesar do parecer favorável do Ministério Público.

Com isso, a defensora pública Sara Zam Segura Marçal entrou com o pedido autônomo de concessão de tutela recursal antecipada para o fornecimento do medicamento, conforme prescrição médica.

Leia também: Criança fica livre de convulsões após usar remédio à base de maconha

Trata-se de um adolescente gravemente enfermo, tendo em vista que a trissomia do cromossomo 11 evoluiu para o atraso global do desenvolvimento neuropsicomotor e para epilepsia refratária. Além disso, é portador de hipotireoidismo, pontua a defensora.

“Com a falta da medicação, as convulsões são cada vez mais recorrentes. Após as crises, o adolescente fica muito choroso, o que, inclusive, tem dificultado sua alimentação, motivo pelo qual está com 19 quilos, necessitando fazer acompanhamento gástrico”.

A Justiça acatou o pedido de tutela provisória e determinou o fornecimento do medicamento, no prazo de 20 dias, sob pena de sequestro de valores.

Leia mais:

Justiça do Paraná autoriza paciente com fibromialgia a cultivar maconha

#PraCegoVer: foto que mostra um conta-gotas contendo óleo sendo segurado próximo à boca de um frasco cor âmbar, do qual aparece somente a parte de cima, em fundo verde desfocado. Imagem: Elsa Olofsson | Unsplash.

smokebuddies logo2 Defensoria de MS garante canabidiol para adolescente com trissomia do cromossomo 11

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!