Croácia debate legalização da maconha para uso adulto

Fotografia aérea que mostra a cidade de Dubrovnik, uma península cercada por grandes muralhas e repleta de casas e construções, na Croácia. Imagem: Diego Delso | Wikimedia Commons.

Mirela Holy, do Partido Social Democrata, espera fazer do país o primeiro da Europa com uma indústria legal de cannabis para uso social. As informações são do Grizzle

Uma legisladora croata apresentou um projeto de lei que visa legalizar as vendas de cannabis para uso adulto e permitir o cultivo doméstico de até nove plantas de maconha para consumo pessoal.

Mirela Holy, presidente do Conselho de Desenvolvimento Verde do Partido Social Democrata, espera fazer da Croácia o primeiro país da Europa com uma indústria legal de cannabis para uso adulto. Ela saudou o exemplo dado pelo Uruguai, Canadá e vários estados dos EUA e disse que a legalização pode fornecer um impulso significativo para a economia do país, ao mesmo tempo em que ajuda a combater o mercado ilícito.

Holy propôs um modelo híbrido de agência estatal, que veria o governo trabalhar com o setor privado para garantir que um padrão de “alta qualidade” seja mantido em toda a indústria.

A Croácia legalizou a cannabis medicinal em 2015 e também descriminalizou o uso adulto de cannabis, que agora é punível apenas com uma multa. No entanto, o fornecimento de cannabis continua sendo um crime, levando a uma sentença de prisão obrigatória de pelo menos três anos.

Leia mais: O Japão está pronto para abraçar a cannabis?

Holy afirmou que o mercado de cannabis para uso adulto da América do Norte vale US$ 43,7 bilhões e disse que é hora da Croácia colher os benefícios econômicos da legalização. Ela foi questionada sobre a Croácia ser muito conservadora para seguir o exemplo e disse que as atitudes mudaram nos últimos anos.

“Quando comecei a falar sobre isso, há alguns anos, as reações foram terríveis, mas as coisas mudaram”, disse Holy.

Ela acredita que uma melhor educação sobre os benefícios da legalização da cannabis ajudaria a criar apoio para a medida. Ela acrescentou que a cannabis não causa dependência, como o álcool e a nicotina, e que ninguém nunca morreu de overdose.

Seu projeto de lei também legalizaria o uso do cânhamo para fins comerciais. Holy elogiou seu potencial econômico e sua versatilidade ao encorajar colegas legislativos a reavaliar quaisquer preconceitos que possam ter e aprovar o projeto.

Holy serviu anteriormente como Ministra do Meio Ambiente durante o governo de Zoran Milanovic e sempre defendeu apaixonadamente as causas ambientais. Ela disse que o cânhamo pode beneficiar o meio ambiente de muitas maneiras e que a Croácia deve aproveitar todo o seu potencial.

Leia também:

Premiê da Macedônia quer legalizar o uso adulto de maconha para estimular economia

#PraCegoVer: em destaque, fotografia aérea que mostra a cidade de Dubrovnik, uma península cercada por grandes muralhas e repleta de casas e construções. Imagem: Diego Delso | Wikimedia Commons.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!