Maconha legal é a chave para a recuperação econômica, como foi o fim da proibição do álcool

Fotografia em plano fechado de uma inflorescência de maconha, com pistilos em tons de creme e folíolos de coloração arroxeada, próximo ao centro, que variam de cor ao longo do comprimento — os menores, no primeiro plano, têm as pontas amareladas; na parte esquerda da imagem, em desfoque, vê-se um fundo roxo. Foto: THCamera Cannabis Art. mercado março

Os mesmos fatores que levaram os EUA a encerrar a proibição do álcool, durante a depressão econômica, hoje se repetem como o ponto de virada para a legalização global da maconha. Entenda mais no artigo de Kris Krane para a Forbes, traduzido pela Smoke Buddies

Nossa nação está no meio da maior crise em gerações, com a pandemia de Covid-19 afetando o bem-estar físico e emocional dos americanos, enquanto afunda a economia do país na pior crise econômica de nossas vidas. Quando o país começar o que provavelmente será uma lenta subida do pântano econômico, os governos federal, estaduais e locais procurarão novas fontes de receita para reabastecer os orçamentos cada vez menores e oferecer empregos a milhões de americanos que estão desempregados.

A situação lembra o que os EUA enfrentaram durante a Grande Depressão, quase 100 anos atrás. Naquela época, uma das soluções do governo foi encerrar seu experimento de 13 anos com a proibição do álcool. Hoje, os mesmos fatores que levaram o governo a encerrar a proibição do álcool devem resultar no prego final no caixão da muito mais longa, mas igualmente injusta, política de proibição da maconha do país.

Os estados de todo o país já estão se voltando para as empresas de cannabis como fonte de receita tributária e empregos necessários para seus cidadãos. Quase todos os estados com cannabis legal consideram as empresas de maconha essenciais durante as recomendações de permanência no local em decorrência da Covid-19. Massachusetts foi o único estado com um mercado funcional de cannabis para uso adulto que não o considerou essencial durante o desligamento, e apenas nesta semana o governador Charlie Baker inverteu o curso, permitindo que as empresas de cannabis reabrissem em 25 de maio para vendas na calçada.

Os estados têm contrariado o governo federal em relação à maconha desde que os eleitores do Colorado e Washington tornaram seus estados os primeiros a legalizar a cannabis para adultos em 2012, com 11 estados agora permitindo que adultos com mais de 21 anos comprem, possuam e consumam cannabis legalmente. Isso reflete uma tendência dos dias da proibição do álcool, onde cidades como Nova York desrespeitaram abertamente as leis de proibição e se recusaram a aplicar sanções penais contra a miríade de speakeasies (bares secretos) que surgiram para saciar a sede de bebida por parte dos nova-iorquinos. Sem um equivalente à 18ª Emenda à Constituição para a cannabis, os estados que se opõem à proibição federal podem estabelecer estruturas reguladoras para licenciar empresas de cannabis, eliminando a necessidade de locações não regulamentadas da era da proibição do álcool.

Não é surpresa que estados do país tenham procurado a cannabis para ajudar suas economias em dificuldades. Atualmente, a indústria da cannabis emprega cerca de 250.000 trabalhadores em período integral, mais de quatro vezes o número de trabalhadores da indústria do carvão no país, e o mesmo número de empregos que se perdeu com a ratificação da 18ª Emenda que proibiu a produção e as vendas de álcool. E esses números apenas arranham a superfície de um setor que permanece ilegal federalmente e em quase 80% dos estados.

Embora a proibição do álcool tenha sido decretada durante o “Rugido dos anos 20”, uma época de prosperidade e amplitude econômica, quando a Grande Depressão chegou, o clima do país havia mudado substancialmente em favor da revogação da proibição, alimentada por argumentos de defensores do antiproibicionismo de que a legalização do álcool traria receitas e empregos fiscais muito necessários para uma economia em dificuldades. Estima-se que apenas o governo federal tenha perdido US$ 11 bilhões em impostos relacionados ao álcool durante os anos de proibição, número que o governo dificilmente poderia pagar durante um período de desemprego descontrolado e dor econômica.

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Hoje, as reivindicações de desemprego atingiram recordes mais uma vez, com 36 milhões de americanos solicitando subsídios de desemprego nos últimos dois meses da crise de Covid-19, um pico inigualável a qualquer momento desde que o país começou a rastrear esses números logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um momento em que os americanos precisam de empregos em número recorde e os governos precisam de novas fontes de receita tributária, continuar o experimento de mais de 70 anos de proibição da cannabis no país, quando dois terços dos americanos apoiam sua revogação, é simplesmente economicamente imprudente.

De acordo com um estudo recente da New Frontier Data, a legalização nacional nos Estados Unidos poderia resultar em US$ 128,8 bilhões em receita tributária e um número estimado de 1,6 milhão de novos empregos. De fato, os números de estados com cannabis legal durante essa crise econômica e de saúde confirmam essas alegações. Mesmo em um momento de crise econômica sem precedentes desde a Grande Depressão, as vendas de cannabis permanecem robustas nos estados onde são legais. As vendas de cannabis de abril em Illinois, o primeiro mês completo de vendas sob a ordem de ficar em casa do estado, eclipsaram US$ 37 milhões, tornando-o o segundo mês mais alto de vendas desde que o programa estadual começou em janeiro. No Oregon, os consumidores de cannabis compraram US$ 89 milhões em cannabis legal, um aumento de 45% em relação ao mesmo mês em 2019. Estados em todo o país registraram aumentos de vendas semelhantes.

À medida que o país emergia da proibição do álcool, esse tipo de aumento na receita tributária e no emprego realmente aconteceu. Embora a revogação da proibição por si só não tenha acabado com a Grande Depressão, ela forneceu uma parcela substancial do dinheiro necessário para projetos críticos do ‘New Deal’, que colocaram milhões de americanos para trabalhar nos momentos mais difíceis da economia. O álcool e outros impostos especiais de consumo trouxeram US$ 1,35 bilhão ao governo federal em 1934, o primeiro ano completo após o fim da proibição, em comparação com apenas US$ 420 milhões de imposto de renda. À medida que os estados continuam a lidar com a queda do orçamento da atual crise econômica, muitos, sem dúvida, olharão para a legalização e o aumento resultante nos impostos sobre a cannabis, como uma solução óbvia para reabastecer os cofres estatais empobrecidos.

A proibição de álcool também teve uma consequência não intencional que se tornou o material da lenda das histórias americanas: a ascensão do crime organizado e a era dos gângsteres, caracterizada pela brutalidade de criminosos como Al Capone e Lucky Luciano, que assumiram o controle do comércio de álcool na ausência de regulamentação e empresas licenciadas. Afinal, proibir o álcool nunca impediu os americanos de procurá-lo e consumi-lo, assim como milhões de americanos hoje desfrutam de cannabis, mesmo em estados onde permanece ilegal fazê-lo.

A violência de gangues do comércio ilegal de álcool tomou conta das cidades de todo os EUA, culminando no Massacre do Dia de São Valentim de 1929, onde sete pessoas foram mortas a tiros por vários homens de Al Capone vestidos como policiais, em sua tentativa de consolidar o controle do comércio de álcool da cidade. Ao longo das décadas de proibição da cannabis, o controle do comércio de maconha levou a um aumento da violência de gangues nos Estados Unidos, além de inúmeras mortes de civis e terror ao sul da fronteira nas longas décadas de guerras às drogas mexicanas. Estima-se que 30% da receita dos cartéis de drogas mexicanos é derivada do tráfico ilícito de cannabis, algo que desapareceria amplamente com a legalização, como acabar com a proibição do álcool secou uma parte substancial dos lucros desses gângsteres.

Como a aplicação atual da proibição da maconha, a proibição do álcool obstruiu o sistema de justiça criminal com casos relacionados ao álcool, muitos deles por ofensas relativamente pequenas. O sistema de justiça ficou tão sobrecarregado que um grande número de casos levou ao surgimento da “plea bargain” (delação premiada), em que os réus se declaravam culpados de uma ofensa menor para que os tribunais resolvessem tropéis de casos de uma só vez.

COVID-19: o ponto de virada para a legalização global da cannabis

Hoje, essa prática é comum em nosso sistema de justiça criminal, impulsionada em grande parte por delitos de drogas não violentos e mais de 660.000 detenções por maconha por ano. Tornou-se tão difundido que hoje apenas 3% dos casos federais de drogas vão a julgamento, com o restante sendo resolvido por barganhas, em vez de uma determinação real de culpa ou inocência. O tempo e os recursos do tribunal, para não mencionar o tempo e o dinheiro gastos pelos departamentos de polícia que aplicam essas leis, poderiam ser muito melhor gastos em crimes violentos com vítimas reais e poderiam ajudar a reverter parte da falta de confiança na aplicação da lei causada em parte por pessoas que se ressentem de serem marcadas como criminosas por se envolverem em comportamentos que nunca deveriam ter sido criminalizados em primeiro lugar.

Assim como os dias da proibição do álcool, a contínua criminalização da maconha nos Estados Unidos está enviando muitos dos benefícios econômicos dos negócios de cannabis ao norte da fronteira. Com a produção de álcool legal no Canadá durante a era da proibição nos Estados Unidos, as empresas canadenses se tornaram os maiores contrabandistas de álcool dos Estados Unidos. De fato, a Seagram’s, ainda uma das maiores marcas de álcool do mundo, ganhou destaque graças à operação de contrabando da família Bronfman durante a proibição, antes de se tornar totalmente legítima nos Estados Unidos após a revogação.

Embora as empresas canadenses modernas de cannabis não se atrevam a arriscar suas valiosas licenças enviando produtos de cannabis através da fronteira, elas desfrutaram um crescimento e influência desmedidos no mercado de cannabis, devido ao Canadá ter legalizado federalmente em 2018. As empresas públicas canadenses de cannabis como Canopy Growth, Tilray e Aurora Cannabis desfrutam de avaliações até dez vezes mais altas do que suas contrapartes multiestaduais estadunidenses, apesar de operarem em um país com uma população menor do que a da Califórnia.

Assim como as empresas canadenses se tornaram alguns dos players dominantes na indústria americana de álcool após a revogação da proibição, essas empresas já estão usando seus grandes limites de mercado para se posicionar para entrar no mercado de cannabis dos EUA assim que a proibição terminar. A Canopy Growth, a maior empresa de cannabis do mundo em valor de mercado, já tem um acordo para comprar a gigante americana multiestadual Acreage Holdings por US$ 3,4 bilhões, uma vez que for legal nos EUA.

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Apesar da multiplicidade de razões para os estados e o governo federal encerrarem a proibição, permanece a questão de saber se existe vontade política para os governos tomarem uma ação tão ousada e com visão de futuro. Questões semelhantes existiram durante a época da proibição do álcool, uma vez que nenhuma emenda constitucional havia sido revogada a esse ponto. De acordo com Daniel Okrent, autor de “A Saideira: A Ascensão e a Queda da Proibição”, mesmo depois que os males sociais da proibição começaram a se tornar aparentes para muitos americanos: “A própria ideia de revogação estava além da imaginação dos mais ardentes ‘wets’“.

Mesmo em 1930, três anos antes da 21ª Emenda terminar com a proibição do álcool em um momento em que o país já estava nas garras da Grande Depressão, o ardente senador proibicionista Morris Sheppard declarou: “Há tanta chance de revogar [a Proibição] quanto há de um beija-flor voar para o planeta Marte com o Monumento de Washington amarrado à cauda”.

Da mesma forma, a legalização da maconha costuma ser vista como um terceiro trilho político na política americana. A sabedoria política convencional impediu até mesmo os apoiadores da legalização de se manifestarem com medo de serem rotulados como “compassivos com o crime”. Mas as atitudes americanas em relação à legalização mudaram dramaticamente na última década, com a Gallup encontrando apoio à legalização aumentando 30% entre 2005 e 2018, com 66% dos estadunidenses atualmente a favor da cannabis legal. Quando a legalização foi colocada diante dos eleitores por meio de iniciativas eleitorais estaduais, foi aprovada em 10 de 11 vezes, demonstrando amplo apoio entre o público americano.

Os políticos começaram a prestar atenção, com autoridades eleitas mais proeminentes agora apoiando abertamente a causa do fim da proibição da cannabis. Governadores dos principais estados defenderam ardentemente seu programa de legalização, incluindo a designação de empresas de cannabis como essenciais durante a atual pandemia. Os governadores de Illinois, Nova Jersey e Nova York fizeram campanha com sucesso com promessas de legalização e pressionaram seus legislativos estaduais a enviarem projetos de lei para assinar que acabariam com a proibição em seus estados.

Nas eleições de 1932, a oposição à proibição já tinha sido vista anteriormente como uma questão política perdedora. Em 1928, o democrata antiproibicionista Al Smith foi derrotado por Herbert Hoover, que havia chamado a proibição do álcool de “um grande experimento social e econômico, nobre em motivos e de longo alcance”. O oponente de Hoover em 1932, o governador de Nova York, Franklin Delano Roosevelt, havia discutido anteriormente sobre a questão da proibição do álcool. Mas depois de se tornar candidato em 1932, Roosevelt adotou uma postura antiproibição e o Partido Democrata incluiu o fim da proibição do álcool em sua plataforma do partido como um meio de fornecer estímulo econômico a uma economia em dificuldades.

Indo para a eleição presidencial de novembro, os democratas novamente se encontram com um candidato do partido em Joe Biden, que historicamente não é um defensor do fim da proibição da maconha. De fato, durante a maior parte de sua carreira como senador, Biden foi um dos mais fervorosos defensores da guerra às drogas no lado democrata do corredor, tendo gasto grande parte do tempo nas eras “apenas diga não” e “duro com o crime” dos anos 1980 e 1990.

Mas com a mudança dos tempos, Joe Biden suavizou sua posição sobre esse assunto e agora pede a descriminalização nacional e a extinção de registros criminais para aqueles com condenações por porte de cannabis. Embora isso ainda o coloque à direita do mainstream dentro de seu partido, é uma mudança acentuada na direção certa para alguém que foi um fervoroso defensor das duras leis de maconha durante a maior parte de sua carreira.

Embora o presidente Trump tenha continuado em grande parte a política da era Obama de permitir que os estados implementem suas próprias políticas de cannabis, ele permanece publicamente contrário à legalização e ainda não se de conta da vantagem política que poderia obter ao ser o primeiro presidente em exercício a adotar a reforma. Isso abre a possibilidade de Joe Biden ganhar votos do número crescente de americanos que apoiam a legalização, especialmente os jovens eleitores progressistas com quem ele mais se debateu nas pesquisas.

Diante da pior crise econômica desde a Grande Depressão, Biden deveria considerar seu colega da era da Depressão, FDR, e adotar uma posição antiproibição como parte de uma plataforma para reconstruir a economia americana após a pandemia de Covid-19 e a resultante recessão. Fazer isso não só poderia ajudá-lo a conquistar a presidência que ele procurou por mais de três décadas, mas também pode se tornar um pilar importante em uma agenda de recuperação econômica que forneceria empregos muito necessários para os americanos doentes e receita tributária para os orçamentos federais e estaduais.

As lições da proibição do álcool e o papel de sua revogação em ajudar o país a sair da Grande Depressão são muito aplicáveis ​​à posição em que nos encontramos hoje. Se o país vai implementar uma estratégia abrangente para se recuperar da crise econômica induzida pela pandemia, o fim da proibição da maconha deve ser uma parte importante e proeminente da agenda política dos EUA.

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#PraCegoVer: fotografia (de capa) em plano fechado de uma inflorescência de maconha, com pistilos em tons de creme e folíolos de coloração arroxeada, próximo ao centro, que variam de cor ao longo do comprimento — os menores, no primeiro plano, têm as pontas amareladas; na parte esquerda da imagem, em desfoque, vê-se um fundo roxo. Foto: THCameraphoto.

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