Covid-19 faz subir os preços das drogas

tablete guarda costeira eua Covid 19 faz subir os preços das drogas

Observatório Europeu diz que esta é uma das poucas informações que já existem sobre o mercado da droga ao fim de um mês de pandemia. Com informações da TRF Rádio Notícias

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência diz que já se notam impactos nos padrões de consumo e de preços dos estupefacientes.

O observatório da União Europeia lançou esta semana um inquérito para conhecer em detalhe o que já mudou no mundo da droga com a pandemia, mas já é certo que há mudanças.

site sb Covid 19 faz subir os preços das drogas

Leia mais: Como o coronavírus está mudando o mercado de drogas ilegais

João Matias, investigador do observatório sediado em Lisboa, começa por explicar que antes muitos consumiam fora de casa, com amigos, e agora o fazem sozinhos.

Por outro lado, há menos dinheiro para comprar drogas, mas os preços estão mais altos devido às fronteiras que passaram a ser controladas, limitadas ou viagens que se tornaram muito menos comuns entre países, seja entre continentes ou dentro da Europa.

Uma das poucas informações que temos de momento é que os preços estão a aumentar porque há menos substâncias disponíveis no mercado. Imaginemos o caso da cocaína que é principalmente importada da América do Sul: não havendo voos e com menos embarcações a transportarem contentores, é muito mais difícil que o produto chegue à Europa ou a Portugal”, refere o investigador.

João Matias acrescenta que “havendo menos produto e a mesma procura, o preço aumenta e mesmo tendo dinheiro o acesso aos dealers que o vendem não é fácil”.

Em alguns países europeus já há relatos de enormes descidas nas apreensões pelas polícias e o investigador do Observatório Europeu acrescenta que “até os traficantes têm dificuldade para vender aos clientes nos sítios onde habitualmente vendiam, havendo já registos no Reino Unido de distribuição de droga através de motos”, como se fosse a comida vinda de um restaurante qualquer.

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência explica que os resultados do inquérito que está a ser feito contribuirão para perceber não apenas o impacto da Covid-19 sobre os estupefacientes, mas também ajudar “a proteger a saúde das pessoas que usam drogas e melhorar os serviços de apoio” a quem consome.

Leia também:

Rio vive uma das maiores secas de maconha da história

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em vista inferior que mostra um grande tablete de droga, com embalagem bege e cinza-escuro, em foco, sendo segurado por uma pessoa que usa luva preta, uniforme azul e uma máscara branca. Foto: Luke Pinneo | Guarda Costeira dos EUA.

smokebuddies logo2 Covid 19 faz subir os preços das drogas

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!