Coronavírus revela a diversidade dos consumidores de cannabis nos EUA

Fotografia mostra detalhes das mãos de uma pessoa que segura uma seda de papel enquanto enrola um cigarro, e parte da camiseta que está usando, onde se vê a reprodução da capa do álbum Unknown Pleasures, da banda Joy Division, que são várias linhas brancas ondulantes sobre fundo preto. Foto: Luiz Michelini.

Os consumidores de cannabis 2.0 são mais velhos (e mais femininos) do que os entusiastas de cannabis dos últimos anos, e estão buscando maconha não apenas para chapar, mas também para necessidades de saúde e bem-estar. As informações são da Fortune, com tradução pela Smoke Buddies

Como uma ampla gama de setores da economia americana parou em resposta à crise do coronavírus, um setor em particular seguiu na outra direção. Nos Estados Unidos, durante a semana de 16 de março, os dispensários de cannabis viram suas vendas subirem dois dígitos. Uma empresa lidou com filas de uma hora em suas lojas na Pensilvânia. Somente no dia 16 de março, as vendas dobraram na Califórnia.

Roy Bingham, CEO da empresa de pesquisa de mercado de maconha BDS Analytics, disse que espera que o setor não apenas enfrente a tempestade econômica que está por vir, mas continue a crescer. Sua empresa ainda precisa revisar sua previsão de um salto de 30% para US$ 17 bilhões em vendas no varejo dos EUA para 2020. “Primeiro, você tem essa demanda principal existente; 65% dos consumidores de cannabis consomem diariamente”, disse Bingham. “E agora você tem pessoas que não podem ir à academia ou ao bar e estão trancadas em casa, onde cerca de metade de todo o consumo de maconha acontece de qualquer maneira“.

Embora as vendas tenham caído após o aumento inicial nas vendas, a demanda por cannabis não deve cair tão cedo. Até o momento, nenhum dos 22 estados com dispensários legais de maconha ordenou o fechamento (embora Nevada tenha mudado apenas para entrega e algumas empresas tenham decidido que seus clientes devem fazer pedidos on-line antes de chegar à loja). A maioria dos dispensários dos EUA permanece aberta, geralmente classificada como serviços essenciais, no entanto, no Canadá, Ontário retirou as lojas de maconha da lista essencial e as ordenou que fossem fechadas em 3 de abril.

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O fato de a maconha continuar sendo um dos setores de crescimento mais rápido da economia tem muito a ver com o fato de o produto não ser considerado apenas para “chapados”. Nos últimos anos, as empresas de cannabis têm estado ocupadas abrindo novos dispensários nos principais locais de alto tráfego. Elegantes, espaçosos e organizados, muitas vezes se parecem mais com lojas ou locais da Apple para comprar móveis de luxo do que com os tradicionais, que atraiam mais os tipos de contracultura. O objetivo é, em muitas das lojas mais novas, educar os consumidores e motivar as pessoas a pensarem na maconha como um copo de vinho ou algumas cervejas.

“O estereótipo do ‘chapado’ não está morto, mas atualmente não é o principal consumidor de maconha“, disse Jessica Lukas, vice-presidente de insights dos consumidores da BDS Analytics.

Os consumidores de cannabis 2.0 são mais velhos e mais femininos do que os entusiastas de cannabis dos últimos anos, e estão aparecendo em dispensários não apenas para chapar, mas também para as necessidades de saúde e bem-estar. “Uma boa noite de sono e alívio da dor são os maiores impulsionadores para as pessoas que entram em nossas lojas”, disse Jennifer Dooley, diretora de estratégia da Green Thumb Industries, que opera dispensários em sete estados.

Até a High Times, veículo de longa data do lifestyle canábico, está se tornando popular. Stormy Simon, CEO da High Times, disse que a empresa abrirá dois dispensários “limpos e convidativos” em Las Vegas e Los Angeles ainda este ano. Eles apresentarão recordações herdadas da High Times, mas também receberão pessoas que têm pouco ou nada em comum com maconheiros da velha escola.

Assim como outras empresas de dispensários, a High Times atrairá novos consumidores com a ajuda de novos tipos de produtos de cannabis. Embora a maconha continue sendo um produto essencial, as categorias de crescimento mais rápido são os produtos comestíveis e outras opções sem fumaça — de gomas e chocolates a tinturas, sprays de respiração e sais de banho. Em vez de divulgar os níveis de THC ou “perfis de terpenos”, esses produtos são embalados para atrair segmentos de consumidores específicos ou atender a uma necessidade específica.

Os produtos da coleção Feel Thumb do Green Thumb, por exemplo, são como algo que você pode comprar em uma loja de beleza. Embalados em elegantes garrafas de vidro púrpura, azul e verde, os produtos são voltados para mulheres de meia-idade. Cada produto promete um efeito desejado, incluindo conforto, bons sonhos, energia ou relaxamento.

Existe até maconha em forma de cápsula, que é embalada na aparência conhecida de um frasco de remédio. “Não vamos pedir à vovó para bolar um baseado, por isso nos concentramos em formas familiares e confortáveis ​​para as pessoas”, diz Greg Butler, diretor comercial da Cresco, que vende cápsulas de maconha Remedi.

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As marcas também se concentram em atrair pessoas que se preocupam com a maconha que as deixam incapazes de sair do sofá e funcionar normalmente, embora isso possa ser um problema menor durante o bloqueio do coronavírus. “Nossa marca Beebo tem níveis de THC muito mais sutis e mais baixos. Chamamos isso de dose social. Você pode se divertir, mas ainda assim continuar com o seu dia”, disse Dooley, do Green Thumb.

Mas talvez nenhum consumidor seja tão atraente para as empresas de cannabis quanto os idosos. Além de serem mais propensos a ter condições médicas que a maconha poderia tratar, eles também são os gastos mais gratuitos de todos os usuários. Segundo a Eaze, uma plataforma de software e mercado de cannabis, os baby boomers gastam, em média, cerca de 30% a mais em dispensários do que os millennials. Atingir esses consumidores, juntamente com outros segmentos da população, é um desafio, porque o status ilegal continuado da maconha no nível federal torna os anúncios de TV e digitais proibidos. Como resultado, muitas empresas estão adotando seu discurso diretamente nas comunidades de terceira idade.

No início deste mês, a Trulieve, que opera 45 dispensários na Flórida, organizou um “Silver Tour” em uma grande comunidade de aposentados em Tamarac, na Flórida. Apresentando um médico que falou sobre maconha e condições médicas, atraiu centenas de pessoas atentas. “Quando comecei a fazer isso, eles disseram: ‘Não queremos esses programas; nosso pessoal não está interessado em maconha”, disse Robert Platshorn, ativista da maconha que administra e organiza esses eventos para a Trulieve. “Agora é uma questão de chegar a todas as comunidades idosas que gostariam de nos receber”.

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#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado que mostra detalhes das mãos de uma pessoa, que segura uma seda de papel enquanto enrola um cigarro, e, ao fundo, parte da camiseta, preta, onde vê-se vários traços brancos que formam montanhas. Foto: Luiz Michelini.

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