Conversa com Bial: drogas psicodélicas são promissoras no tratamento de transtornos mentais

cogumelos Conversa com Bial: drogas psicodélicas são promissoras no tratamento de transtornos mentais

Programa comandado por Pedro Bial conversou com pesquisadores do assunto e mostrou a evolução de estudos clínicos com psicodélicos. As informações são do Gshow

Os efeitos de substâncias como LSD, DMT e psilocibina — que podem ser encontradas em misturas de folhas e cipós, ou na pele de sapos, ou em cogumelos, ou em compostos químicos descobertos em laboratórios farmacêuticos — recebem vários apostos: alucinógenos, psicodélicos, psicoativos. Agora, quando seu uso é acompanhado por médicos e terapeutas, essas substâncias estão para ganhar mais um: remédios. Esse foi o assunto do Conversa com Bial de 19/4, que exibe duas entrevistas inéditas com dois dos principais pesquisadores do tema na atualidade: o jornalista americano Michael Pollan e a condessa inglesa Amanda Feilding. Quem complementou foi o neurocientista Stevens Rehen.

Leia também – Michael Pollan: história e ciência das drogas psicodélicas

site sb Conversa com Bial: drogas psicodélicas são promissoras no tratamento de transtornos mentais

O programa mostrou como o Brasil está na vanguarda dessas pesquisas: Feilding trabalha em parceria com diversos pesquisadores brasileiros, entre eles Rehen. Em um momento em que a saúde mental enfrenta novos desafios, ela frisa que é importante entender as potencialidades da “renascença psicodélica”. “A humanidade está chegando ao precipício da loucura”, definiu, “precisamos muito de abordagens novas”. Nas palavras de Pollan, há muitas pessoas lidando com sofrimento mental: “A quantidade de pessoas com depressão está aumentando, assim como o vício, os suicídios, a ansiedade”.

“É um enorme problema de saúde mental. E ter um medicamento que tem a capacidade de aliviar, como indicam esses estudos, é muito importante.”

giftrimbim1 Conversa com Bial: drogas psicodélicas são promissoras no tratamento de transtornos mentais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista ao programa:

Benefícios da microdosagem

A microdosagem se tornou uma espécie de tendência de bem-estar nos últimos anos, ganhando força em vários lugares, como Austrália e EUA (mais especificamente no Vale do Silício).

A prática envolve tomar uma dose baixa de uma droga psicodélica para melhorar o desempenho ou reduzir o estresse e a ansiedade.

Um novo estudo, realizado pela pesquisadora alemã Hannah M. Dressler e os pesquisadores australianos Stephen J. Bright e Vince Polito, foi publicado na sequência de dois estudos anteriores sobre microdosagem. A pesquisa mostra que alguns benefícios da microdosagem podem ser comparados aos proporcionados por outras atividades de bem-estar, como yoga.

Microdosagem de psicodélicos pode ser tão boa quanto a yoga para o seu humor?

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra  três cogumelos vermelhos de pintas brancas em um ambiente natural. Imagem: Hippopx.

smokebuddies logo2 Conversa com Bial: drogas psicodélicas são promissoras no tratamento de transtornos mentais

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!