Consumo de maconha na gravidez pode prejudicar a memória do bebê, diz estudo

Priyanka Pinky Consumo de maconha na gravidez pode prejudicar a memória do bebê, diz estudo

Testes com camundongos mostraram que o THC, um dos compostos presentes na erva, é transferido da gestante ao feto durante a gravidez – e que isso pode afetar a memória da criança. As informações são da revista Galileu

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Auburn University, nos Estados Unidos, constataram, a partir de testes com camundongos, que mães que fumam maconha podem ter bebês com danos na memória, com consequências capazes de se estender até à adolescência.

Os cientistas fizeram experimentos com roedoras que estavam grávidas, aplicando tetra-hidrocanabinol (THC), componente presente na maconha. Com isso, eles descobriram que essa substância pode ser transferida do sangue da mãe para o feto, afetando o desenvolvimento da criança.

No hipocampo — local do cérebro onde as memórias são formadas — uma proteína conhecida como “molécula de adesão de células neurais” funciona como um “adesivo” que cria ligações entre neurônios e facilita a formação da memória. Segundo a estudante de doutorado e co-autora do estudo, Priyanka Pinky, a quantidade dessa importante proteína diminui quando há consumo de maconha, devido ao efeito do THC. “Como há adesão reduzida entre neurônios, a memória é prejudicada”, ela explicou em comunicado.

Com menos proteína em seus organismos, os ratos que nasceram de uma gravidez em que houve contato com a substância presente na maconha tiveram desempenho intelectual inferior em comparação à uma outra linhagem de roedores que era exatamente da mesma idade, mas que não fora exposta ao componente. Os filhotes das roedoras submetidas ao THC também se esqueciam mais facilmente das coisas.

Segundo um estudo da JAMA (Jornal da Associação Médica Americana), entre 2002 e 2017 o uso da maconha nos Estados Unidos aumentou de 3,4% para 7,0% entre mulheres grávidas.

Leia também: 

Dr. Drauzio Varella explana sobre maconha na gravidez

#PraCegoVer: Fotografia (de capa) mostra Priyanka Pinky, estudante de doutorado da Faculdade de Farmácia da Auburn University, manipulando amostra em laboratório. Foto: Auburn University.

lazy placeholder Consumo de maconha na gravidez pode prejudicar a memória do bebê, diz estudo

Sobre Smoke Buddies

O Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário