Connect to Spirit: coleção fotográfica eleva a imagem da cannabis

capa Connect to Spirit: coleção fotográfica eleva a imagem da cannabis

Série limitada ‘Connect to Spirit’, dos fotógrafos que assinam o projeto THCamera Cannabis Art, retrata a maconha com sofisticação e sensibilidade

Já imaginou a foto de um bud de cannabis pendurada na parede da sala de jantar?

No que depender dos fotógrafos Jonas Tavares e Tiago Fonseca (ou Fonsy), a beleza das formas, cores e texturas da cannabis será registrada, reconhecida e exaltada em cliques que captam as sutilezas da planta com muita distinção.

“Hoje meu desafio principal é desenvolver não somente uma boa foto de um belo bud, e sim transmitir alguma mensagem ou sentimento através da fotografia”, conta Jonas Tavares. “A THCamera tem como foco mostrar a cannabis nua e crua, sem o estigma negativo que a planta infelizmente carrega. Um exemplo disso são as macrofotografias, nas quais conseguimos enxergar os pormenores dos tricomas, por exemplo, trazendo a nossos olhos o que seria impossível ver sem o auxílio de nossas lentes”.

Inspirador, poético, sensível. O olhar singelo encontra profundidade nas peças dos dois fotógrafos, um brasileiro e outro português, que transformaram em arte o próprio encontro, refletido na coleção ‘Connect to Spirit’, que propõe celebrar não apenas a fotografia e a maconha, mas a parceria entre dois profissionais que amam as duas coisas.

“Esta coleção sendo a primeira tem um ‘sabor’ especial, o processo passou por muitas noites de conversas, de conexão entre nós”, conta Fonsy. “Existe uma cumplicidade grande entre os artistas, então tudo é mais fácil quando as coisas fluem com naturalidade”.

Como a semente que germina, o broto que se estica em direção à luz e o tricoma que cintila sob ela, a naturalidade é objeto principal deste projeto fotográfico. Mas, não se engane, o objetivo é político: desmistificar o tabu a ponto de — por que não? — colocar a imagem emoldurada da cannabis como destaque de um ambiente tradicional.

“É o ato de assumir sem medo e sem preconceito que acho esplêndido, demonstra a mudança da sociedade que estamos a passar”, explica o brasileiro Jonas, que hoje vive na cidade de Porto, em Portugal, onde o uso de maconha é descriminalizado. “São essas mudanças que esperamos instigar e causar com nosso trabalho e para isso tentamos fazer mais que uma foto bonita, fazemos arte.”

Além de política, a iniciativa empreendedora é uma pauta cara aos dois fotógrafos, que encontraram na cannabis o alívio para condições de saúde como depressão e epilepsia – e, desta forma, devotar a ela um olhar que sublima é também uma consequência de experiências pessoais profundas e curativas.

“A fotografia colabora em minha relação com a planta no aspecto de poder transmitir alguns sentimentos que tenho por ela através dessa ferramenta”, conta Jonas. “Ou seja, ela cura-me e em troca dou a ela uma outra cara junto a sociedade, é uma relação de gratidão, tanto no aspecto social, religioso e medicinal”.

Histórias dão origem ao sentimento que, com técnica e olhar, se traduz no trabalho final: um projeto exclusivo de onze peças, com tiragem limitada a dez unidades por modelo (em dois tamanhos), numeradas e impressas em papel especial, com vidro e três opções de moldura, além do certificado que atesta a exclusividade de cada item.

“Tudo foi pensado nessa nossa primeira coleção, desde o nome de cada arte até a frase que vai junto dos cards. Desenvolvemos um produto único, que conecta música com arte gráfica, além de conectar o cliente com o sentimento da foto”, conta Jonas.

A proposta de elevar a imagem da cannabis a objeto de arte passa por toda a concepção da coleção, da curadoria das imagens à escolha por uma coleção limitada. A ‘Connect to Spirit’ está disponível com exclusividade no Brasil pela nova loja virtual da Smoke Buddies, com entrega para todo o país.

Leia também: 

Sopro de vidro: arte como expressão da cultura canábica no Brasil

#PraCegoVer: Macrofotografia mostra detalhes de uma planta de cannabis, onde é possível identificar os tricomas, que despontam da superfície em pequenas formas translúcidas semelhantes a cogumelos. O fundo é escuro. Foto: THCamera Cannabis Art.

smokebuddies logo2 Connect to Spirit: coleção fotográfica eleva a imagem da cannabis

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!