Como está a Holanda após 40 anos de maconha legal? Muito bem, obrigado

cinco mitos maconha holanda smoke buddies Como está a Holanda após 40 anos de maconha legal? Muito bem, obrigado

Um dos maiores exemplos da relação entre maconha legal e sociedade já está em sua 4ª década de legalização com uma aprovação de mais de 70% de sua população. Estes e outros dados estão no compilado de pesquisas da ONG Transnational Institute e provam que a iniciativa dá MUITO certo.

Quando falamos em maconha legal, qual país vem à cabeça? Se você pensou na Holanda, é um dos nossos. Mas afinal, como a nação está após cerca de 40 anos de legalização? Segundo um levantamento feito pela ONG Transnational Institute, diversas pesquisas mostram que o país vai muito bem: a grande maioria da população não só apoia as atuais leis com relação a erva, como também deseja um afrouxamento das mesmas, permitindo que a produção, venda e consumo sejam ainda mais abertos do que são hoje em dia. Para resumir, sucesso total e um exemplo a se seguir.

Enquanto por aqui, ainda se defende o encarceramento de maconheiros e cultivadores, por lá a população pensa bem diferente. 65% dos residentes holandeses são a favor da legalização completa da produção, venda e consumo, enquanto 57% dizem que a produção pessoal de até 5 plantas por pessoa é uma boa medida para o país. Ou seja, até mesmo os jardineiros recebem sua aprovação de quem mora por lá.

Até mesmo os turistas que vão para Amsterdam, por exemplo, para experimentar a liberdade de fumar um baseado em um coffee shop holandês (assim como muitos que lêem este texto já devem ter feito) são bem vistos pelos residentes – muito diferente do que ouvimos por aí. A pesquisa diz que 61% da população acreditam que proibir a venda para estes estrangeiros seria uma péssima ideia.

Não à toa: segundo a revista The Week, cerca de um terço dos 4 milhões de turistas anuais que visitam Amsterdam fumam maconha nos coffee shops da cidade. Na ponta do lápis, uma gigantesca parte dos bilhões de Libras que movimentam o mercado da erva no país saem diretamente destas carteiras gringas que passam por lá.

Agora imagine só: em época de crise, negócios sendo fechados, pouca verba indo para saúde e educação em terras tupiniquins, não seria ótimo ter bilhões de reais circulando em nosso país? Enquanto aguardamos a decisão interminável do STF em termos de descriminalização das drogas, há muita gente lucrando com a legalização no mundo. E a Holanda é prova viva disso: população satisfeita, dinheiro girando, violência estável e muitas outras boas notícias.

Os 40 anos de liberação canábica na Holanda são uma grande lição a se dar ao resto do mundo. A legalização é sim uma boa ideia. Até os EUA já perceberam isto. E o Brasil, quando vai se dar conta disso?

Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário