Comercial de cannabis usa brócolis para enfrentar censura imposta por emissora que transmitirá Super Bowl
O anúncio levanta a questão sobre a censura que empresas de maconha nos EUA continuam enfrentando na publicidade convencional
Nos Estados Unidos, o uso medicinal da cannabis já é legal em 37 estados e o uso adulto em 18 estados, contudo a publicidade de produtos e serviços do mercado de maconha ainda enfrenta censura.
A questão é explanada no comercial da empresa de cannabis Weedmaps programado para o Super Bowl — jogo que define o campeão da NFL, a liga de futebol americano dos EUA. A NBC, rede de televisão que transmitirá o jogo deste ano, impõe restrições de publicidade e proibições de mídia social a empresas legais de cannabis.
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O anúncio apresenta um funcionário de escritório chamado Brock Ollie, cuja cabeça se assemelha a um brócolis e identidade de superalimento se transformou em fumaça, pois ele é repetidamente confundido com cannabis. O vegetal crucífero foi escolhido como subterfúgio para escapar da política de proibitiva da emissora, enquanto critica a censura imposta aos comerciais de cannabis.
“Apesar de três quartos do país terem legalizado a cannabis e o entusiasmo bipartidário que continuamos a ver em apoio à mudança no nível federal, a indústria continua a enfrentar obstáculos que inibem a concorrência no mercado legal e sufocam as oportunidades de educar”, disse Chris Beals, CEO da Weedmaps, em um comunicado. “Há uma ironia no fato de que a maior noite de publicidade apresentará uma série de marcas de consumo em indústrias regulamentadas, de bebidas alcoólicas a apostas esportivas, mas varejistas, marcas e empresas legais de cannabis foram encaixotadas”.
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A Weedmaps abordou a NBC no final do ano passado sobre a execução de um comercial do Super Bowl, com seus executivos explicando que seria baseado em educação e garantindo que não teria nenhuma mensagem de venda direta, uma vez que a cannabis ainda é ilegal em nível federal. “A resposta foi um duro não — eles nem quiseram conversar sobre”, disse Juanjo Feijoo, COO e CMO da Weedmaps, à Adweek. “Nós nos vemos tentando ser pioneiros na indústria e fazendo novas incursões onde outros não fizeram antes na publicidade de cannabis. Então foi decepcionante”.
O anúncio da Weedmaps incentiva os espectadores a considerar por que é necessário que a planta de cannabis seja substituída por itens como brócolis, árvores, folhas de bordo, nuvens e outras referências para navegar pelas restrições encontradas no espaço de marketing e publicidade. A mensagem é melhor resumida pelo apelo à ação no final do comercial: “A cannabis está aqui. Vamos conversar a respeito disso”. Assista:
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#PraTodosVerem: fotografia mostra uma pessoa sentada e usando uma fantasia de brócolis na cabeça, enquanto olha para a câmera, ao lado de um abajur com suporte em formato de galho e à frente de cortinas persianas amarelas. Imagem: Weedmaps.
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