Colorado marca chocolates com maconha para diferenciá-los

Medida determina identificação de alimentos e bebidas com maconha em suas composições, para que o consumidor não confunda com os convencionais. As informações são d’O Globo.

Em sua próxima viagem ao Colorado, nos Estados Unidos, preste atenção na hora de comprar chocolates. Se a embalagem tiver uma figura em forma de diamante estampado na embalagem, ou o na própria barra, saiba que ele pode não ser exatamente um doce “convencional”. A medida das autoridades pretende identificar os produtos alimentícios feitos à base de maconha, cujo consumo recreativo é liberado no estado.

Essa identificação será feita com o desenho em forma de diamante e as letras THC, que indicam a presença do composto ativo da Cannabis sativa no produto. Vale tanto para chocolates, doces, brownies, bolos, refrigerantes, granola e até compostos em pó, entre outros. E é a primeira do tipo entre os estados que já liberaram o uso recreativo da maconha.

colorado-marca-chocolates-com-maconha-para-diferencia-los

A medida, que entra em vigor neste domingo, foi tomada em resposta a uma série de reclamações de consumidores de que as guloseimas “psicoativas” se pareciam muito com as convencionais. Desse modo, será possível identificar o produto não apenas nas prateleiras, mas também nas escolas e outros ambientes onde não podem ser consumidos, por exemplo. A nova norma determina que as embalagens tragam também mais avisos de que o produto é proibido para menores de idade e que deva ser mantido longe do alcance de crianças, e que não pode ser consumido antes de dirigir e por mulheres grávidas ou em fase de amamentação.

A preocupação maior dos autores da nova lei é com as crianças. Um estudo baseado no número de atendimentos no Children’s Hospital Colorado, na região de Denver, descobriu que após a legalização o número de crianças tratadas por ingestão acidental de maconha aumentou, passando de 1,2 entre cem mil habitantes para 2,3 entre cem mil habitantes. Entre 2009 e 2015, este foi o caso de 81 crianças.

A partir de 2017, produtos que levam maconha em sua composição não poderão ter formas de frutas, animais ou pessoas. As embalagens também não poderão trazer personagens de quadrinhos ou desenhos animados ou quaisquer imagens que atraiam a atenção infantil.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!