Clínica na Tailândia oferece óleo de cannabis grátis aos pacientes

Fotografia em plano fechado da cabeça do mascote de planta de maconha, da Tailândia, que é uma folha de cannabis personificada, usando óculos e sorrindo.

Uma clínica médica em Bangcoc, capital da Tailândia, abriu as portas na segunda-feira (6), oferecendo óleo de cannabis gratuito a centenas de tailandeses. As informações são da agência de notícias AFP com tradução pela Smoke Buddies

A Tailândia, em 2018, se tornou o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar a maconha medicinal, embora muitos tailandeses usem a erva na medicina tradicional há muito tempo. O governo está ansioso para colher o potencial multibilionário da maconha, investindo em tecnologia para extrair, destilar e comercializar óleos de cannabis.

“Hoje marca o começo”, disse o ministro da Saúde Anutin Charnvirakul no lançamento da clínica em Bangcoc. “Estamos lutando pela melhor saúde do povo tailandês e lutando por uma economia melhor” disse ele, à AFP, ao lado de um mascote de folha de maconha vestindo um casaco de médico.

Centenas de tailandeses, na maioria idosos, esperavam receber os frascos de 5 a 10 mg de óleo para dores musculares, embora alguns viessem com doenças mais graves — como Natjuta, nascida com paralisia cerebral e confinada a uma cadeira de rodas.

#PraCegoVer: Pacientes aguardam registro para tratamento na abertura de uma clínica de maconha medicinal em Bangcoc. Foto: AFP | Mladen ANTONOV

A mãe dela, Supatra Ulapatorn, disse que o óleo de maconha ajuda a filha a dormir melhor e a ficar mais calma. “Ela não dorme bem, o que me faz não dormir”, disse a mulher de 60 anos. “Ela está mais calma agora, então acho que funciona”.

Leia: Tailândia permitirá que seus cidadãos cultivem maconha em casa para vender ao governo

Anutin, um magnata da construção que se tornou ministro, cujo partido Bhumjaithai montou uma plataforma pró-maconha nas eleições do ano passado para se tornar um grande ator no parlamento, prometeu uma bonança econômica aos seus eleitores rurais.

Ele acrescentou que a droga foi “desestigmatizada” na Tailândia.

“Se falamos sobre extração de maconha, sinto que as pessoas a veem como medicamento, e não como narcótico”, disse ele.

Ainda assim, um conjunto de regras governa quem pode cultivar plantas de maconha e extrair óleo de cannabis, e críticos dizem que a legislação limitará as oportunidades para pequenos agricultores e provavelmente beneficiará grandes empresas agroindustriais.

Saiba mais: Ministro quer promover turismo da maconha medicinal na Tailândia

Pesquisas médicas demonstraram que o óleo de cannabis pode ajudar a aliviar a dor de pacientes que sofrem de doenças como esclerose múltipla e epilepsia, mas a ciência está ciente de seu impacto em outras doenças graves, incluindo diferentes formas de câncer.

O uso recreativo e o comércio de maconha ainda são ilegais e podem levar qualquer pessoa apanhada em flagrante a penas severas, de até 10 anos de prisão.

Leia também:

Primeiro-ministro da Tailândia usa maconha medicinal em evento com Dr. Ganja

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em plano fechado da cabeça do mascote de planta de maconha, que é uma folha de cannabis personificada, usando óculos e sorrindo. Foto: Mladen Antonov | AFP.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!