Clínica especializada em cannabis inaugura primeira unidade no Rio de Janeiro

Fotografia em vista superior que mostra parte de sala de consulta da Clínica Gravital, onde vê-se uma parede branca ilustrada com desenhos e informações sobre a cannabis e o sistema endocanabinoide.

Com plano de expansão para outras capitais do país, o consultório focado em terapias com medicamentos à base de cannabis no bairro Botafogo, no Rio, deve atuar em parceria com associações e pesquisadores para fomentar o desenvolvimento da área

Cidadãos cariocas já podem contar com uma clínica médica especializada em tratamentos com medicamentos à base de cannabis, que atenderá, mediante agendamento prévio, pacientes com quadros clínicos para os quais há possibilidade de tratar com produtos derivados da planta, como doenças autoimunes, insônia, ansiedade e enxaqueca, entre outras.

Localizada no Botafogo Medical Center, no Rio, a Clínica Gravital foca na qualificação de seu corpo clínico, formado por especialistas com certificações internacionais, para oferecer alternativas terapêuticas à base de cannabis, nem sempre abordadas em consultórios tradicionais. “Sabemos da dificuldade dos pacientes em obter esse tipo de tratamento simplesmente porque muitos médicos desconhecem como prescrever cannabis”, diz o fundador da empresa, Joaquim Castro, que pretende expandir o modelo para outras capitais brasileiras. “Estamos felizes em trazer mais uma alternativa terapêutica à região, enquanto nos preparamos para a abertura das unidades de São Paulo e Belo Horizonte”.

Na transição para a implementação do modelo regulatório aprovado recentemente pela Anvisa, que deve disponibilizar nas farmácias do Brasil produtos à base de cannabis ao longo do ano que vem, os médicos da clínica, que atuam com tratamento individualizado e acompanhamento próximo aos pacientes, prescrevem produtos importados de países como Canadá, Estados Unidos e Suíça, cujas autorizações são concedidas pela agência reguladora.

“Ao incorporar a cannabis a uma abordagem integrativa, nós conseguimos reduzir o estigma que esta carrega, seja do ponto de vista do paciente como da classe médica”, afirma a Dra. Thais Perlingeiro, médica da Gravital.

Com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre tratamentos médicos à base de cannabis para diversas condições clínicas, a Gravital deve atuar ainda em parceria com as associações de pacientes e ao lado de pesquisadores interessados no tema, e captará dados clínicos que serão úteis ao desenvolvimento da ciência. “Quanto mais estudamos e quanto mais observamos na prática médica os benefícios que a planta traz aos pacientes, menos céticos ficamos em relação a esse promissor ramo da medicina”, afirma o Dr. Pietro Vanni, psiquiatra e diretor técnico da clínica.

A Gravital funciona de segunda à sexta, das 9h às 20h, com consultas mediante agendamento prévio. Saiba mais em www.clinicagravital.com.br.

Leia também:

Anvisa publica regulamentação sobre produtos à base de cannabis

#PraCegoVer: fotografia (de capa) em vista superior que mostra parte de sala de consulta da Clínica Gravital, onde vê-se uma parede branca ilustrada com desenhos e informações sobre a cannabis e o sistema endocanabinoide. Imagem: divulgação.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!