Clínica do Reino Unido fará consultas em vídeo para pacientes de maconha medicinal

Fotografia em plano fechado que mostra uma pequena lupa, bem próxima da câmera, por onde pode-se ver os cálices repletos de tricomas e alguns pistilos brancos da inflorescência de uma planta de maconha (cannabis), que preenche o restante da imagem, ao fundo.

O Reino Unido aprovou a primeira clínica de acesso à maconha medicinal autorizada a realizar consultas por meio de videochamada. Com informações do Canex e tradução Smoke Buddies

A Sapphire Medical Clinics se tornou a primeira clínica de acesso à cannabis medicinal no Reino Unido a ser aprovada para consultas em vídeo. Espera-se que a aprovação da Comissão de Qualidade de Cuidados (CQC) ajude a melhorar o acesso dos pacientes a produtos de cannabis medicinal em todo o Reino Unido.

As clínicas de cannabis medicinal permanecem poucas e distantes entre Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, apesar de a cannabis ter sido legalizada para uso médico em 2018. Isso significa que muitos pacientes até agora passaram por jornadas longas e estressantes para participar de consultas em clínicas aprovadas para acessar produtos de cannabis medicinal.

No entanto, as clínicas médicas da Sapphire esperam fornecer uma rota mais conveniente e acessível para os pacientes que lutam para acessar os medicamentos. Onde for clinicamente apropriado e quando encaminhado pelo seu médico de família, os pacientes podem agora participar de consulta com um médico especialista na clínica por meio de uma videochamada.

Leia: Líderes mundiais da indústria canábica se unem para enfrentar crise do coronavírus

O Dr. Mike Platt, diretor médico das clínicas e especialista em dor reconheceu a diferença que a mudança poderá fazer para os pacientes:

“Muitos pacientes que eu vejo são severamente limitados em sua função e mobilidade, portanto, essa notícia fornecerá uma linha de vida que lhes permitirá, em circunstâncias apropriadas, acessar medicamentos que potencialmente podem transformar sua qualidade de vida.”

Embora o acesso à cannabis medicinal através do NHS (Serviço Nacional de Saúde) permaneça raro e cheio de barreiras, as clínicas privadas oferecem aos pacientes um meio viável para acessar o medicamento que funciona para eles. Os especialistas cobrem condições que incluem câncer, epilepsia, dor, psiquiatria e neurologia, entre outras.

O diretor administrativo da Sapphire Medical Clinics, Mikael Sodergren, destacou a importância da nova iniciativa de consulta:

“Para muitos pacientes com condições crônicas, viajar longas distâncias é cansativo, caro e para alguns, também, assustador. Para outros, simplesmente não é possível devido à sua condição subjacente, saúde mental ou deficiência física.”

A Sapphire Medical Clinics abriu sua primeira clínica de acesso a pacientes em Londres em agosto de 2019 e tem planos de abrir outras clínicas em outras cidades, como Manchester, Birmingham e Liverpool.

Leia também:

Coronavírus: negócios de maconha são considerados essenciais nos EUA

#PraCegoVer: em destaque, fotografia em plano fechado que mostra uma pequena lupa, bem próxima da câmera, por onde pode-se ver os cálices repletos de tricomas e alguns pistilos brancos da inflorescência de uma planta de maconha, que preenche o restante da imagem, ao fundo. Foto: Rafael Rocha | Smoke Buddies.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!