Clínica de cannabis registra aumento no tratamento de doenças do humor

clinica gravital consultorio capa Clínica de cannabis registra aumento no tratamento de doenças do humor

Levantamento da Clínica Gravital, especializada em tratamentos à base de cannabis, observou um aumento de quase três vezes na demanda por tratamentos para quadros psiquiátricos e psicológicos nos últimos meses

Flexibilizar, restringir, usar máscaras, desinfetar tudo ao redor, manter o distanciamento físico, home office, crianças com aulas em casa e outras inúmeras medidas preventivas contra a Covid-19 são algumas das mudanças deste momento pandêmico que criam um cenário perfeito para transtornos psicológicos e psiquiátricos como ansiedade, depressão e estresse. Condições, que estão levando cada vez mais brasileiros a recorrerem a tratamentos com produtos à base de cannabis.

Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu novos critérios que facilitam o procedimento para importação de produtos à base de cannabis por pessoa física e para uso individual. Entre eles, a redução dos documentos a serem apresentados, bastando hoje apenas a prescrição médica, além do aumento no prazo de validade das autorizações de importação, de um ano para dois anos, e da redução significativa do prazo de emissão da autorização, que chegou a levar entre 45 e 75 dias, para 10 dias.

lazy placeholder Clínica de cannabis registra aumento no tratamento de doenças do humor

Com mais informações sobre os benefícios dos canabinoides, no tratamento de condições e na manutenção do bem-estar, as simplificações da Anvisa e a busca por tratamentos com menos efeitos colaterais, mais pessoas recorreram a produtos à base de cannabis para o controle das doenças do humor nos últimos meses. É o que percebeu a Clínica Gravital, no Rio, focada na medicina integrativa para o tratamento e terapias à base de cannabis.

Desde sua fundação, a clínica tem traçado o perfil dos pacientes que buscam tratamentos com cannabis para variadas condições. No fim de fevereiro, a Gravital informou à Smoke Buddies que mulheres acima dos 50 anos são as que mais buscam tratamento com cannabis, representando 65% entre os pacientes — na ocasião, a busca por tratamentos para ansiedade já representava um terço dos atendimentos clínicos. Hoje, as mulheres representam 54% dos atendimentos, com média etária de 48 anos.

Nos meses de fevereiro e março, no começo da pandemia no país, a Gravital atendeu alguns pacientes com sintomas de ansiedade, mas entre abril e maio os atendimentos a estas condições registraram um aumento equivalente a 167%.

“Mesmo antes da pandemia, a maioria dos pacientes que chegavam até nós já tinha se tratado com outras alternativas, são pacientes que chamamos de refratários. Agora, vimos que esse número aumentou e que surgiram pacientes com uma ansiedade leve, que não querem iniciar um tratamento psiquiátrico mais complexo, só mesmo uma melhora da qualidade de vida, com um método natural e, teoricamente, mais seguro”, comenta Pietro Vanni, psiquiatra da Gravital, em artigo publicado no jornal O Globo (29/7).

 

 

Leia mais: Cresce demanda por tratamentos psicológicos à base de cannabis durante pandemia

A Covid-19 causou impacto no mundo todo, mesmo que a pessoa não tenha sido infectada, acaba sofrendo com o cenário pandêmico. As pessoas estão sofrendo com o distanciamento, o isolamento, o desemprego e a ansiedade de um futuro promissor. Casos de ansiedade, depressão, estresse e outros distúrbios estão aumentando durante a pandemia de coronavírus. Apesar de ainda não muito difundida, a terapia à base de cannabis pode contribuir com o bem-estar mental das pessoas em tempos difíceis, com segurança e poucos efeitos colaterais.

Saiba mais: Como a cannabis pode atuar na saúde mental durante a pandemia

Inaugurada em dezembro no Botafogo Medical Center, a Clínica Gravital atende no local ou por videochamada pacientes de todas as idades e de todo o Brasil, mediante agendamento prévio.

Abaixo, os dados enviado à Smoke Buddies mostram a porcentagem das condições mais tratadas na clínica:

  • 33% Ansiedade;
  • 11% Alzheimer;
  • 9% Parkinson;
  • 7% Fibromialgia;
  • 6% Depressão;
  • 6% Dor Crônica;
  • 6% Insônia;
  • 4% Autismo;
  • 3% Câncer.

Para mais informações sobre como agendar uma consulta, acesse do site da Clínica Gravital. Conheça o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde especializados em cannabis para fins terapêuticos no Instagram e na fanpage da Gravital.

#PraCegoVer: em destaque, fotografia da sala de consulta da Clínica Gravital, onde tem em destaque na parede a ilustração em preto e branco de um pé de cannabis, na parte esquerda, e uma janela que dá para um ambiente arborizado, ao fundo. Foto: Gravital.

lazy placeholder Clínica de cannabis registra aumento no tratamento de doenças do humor

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!