Cientistas descobrem possível origem da cannabis na Ásia

Fotografia que mostra uma folha de cannabis sendo segurada contra a luz do sol que transpassa por uma vidraça em um fundo desfocado.

A tarefa não é simples, porque outro grupo de plantas, o Humulus ou lúpulo, tem um formato de pólen semelhante ao da Cannabis no registro fóssil. Segundo um grupo de pesquisadores da Universidade de Vermont (EUA) encontraram no alto do planalto tibetano, às margens do lago Qinghai – o maior lago da China. As informações são da Planeta, via Terra.

Seguindo os indícios de subfósseis de pólen e estudos arqueobotânicos, um grupo de pesquisadores da Universidade de Vermont (EUA) encontraram no alto do planalto tibetano, às margens do lago Qinghai – o maior lago da China – as origens da planta da Cannabis sativa. O estudo foi publicado na revista Vegetation History and Archaeobotany.

A equipe liderada por John McPartland acredita que a cannabis – da qual se produz a maconha – permaneceu por milhões de anos nas estepes de alta altitude da Ásia Central. Em seguida, se espalhou pela primeira vez para a Europa, 6 milhões de anos atrás, e depois para a China Oriental, 1,2 milhão de anos atrás. O primeiro pólen de Cannabis aparece no subcontinente indiano há mais de 32 mil anos, mas a primeira evidência arqueológica da planta foi encontrada no Japão em 12 mil anos atrás.

A busca para descobrir as origens da Cannabis não é tarefa simples, porque outro grupo de plantas, o Humulus (ou hop), também conhecido como lúpulo, tem um formato de pólen semelhante ao da Cannabis no registro fóssil. Para distinguir um do outro, a equipe analisou o fóssil de pólens e se baseou em plantas que crescem junto da Cannabis nas estepes, como a Artemísia. Próximo ao lúpulo, por exemplo, crescem árvores.

O estudo, entretanto, não é tão definitivo assim. Basear a conclusão da pesquisa nos companheiros de habitat da planta pode não estar correto, e é possível que haja contaminação cruzada desconhecida. O que é certo é que quando os seres humanos se espalham pelo mundo, a cannabis também se espalhou e ainda hoje é cultivada graças a todas as suas propriedades, do têxtil ao alucinógeno.

Leia também: A incrível história de 10.000 anos que a humanidade compartilha com a cannabis

#PraCegoVer: fotografia (em destaque) que mostra uma folha de maconha sendo segurada contra a luz do sol que transpassa por uma vidraça em um fundo desfocado.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!