O que você precisa saber sobre o chá de maconha (e como fazer)

capa cha O que você precisa saber sobre o chá de maconha (e como fazer)

Um chá canábico pode ser uma forma incrível de acalmar o corpo e a mente — e ficar chapadin do jeito que a gente gosta. Mas, além disso, as infusões podem ter vários benefícios! Vem saber mais sobre elas e aprender as receitinhas na coluna Girls in Green

O chá de cannabis funciona como qualquer outro comestível — a única diferença é que, ao contrário dos brownies ou brisadeiros, ele vem na forma líquida. Inclusive, o processo é incrivelmente simples, o que o torna um grande favorito de quem usa a erva de maneira medicinal ou terapêutica. Outro bom motivo para testar essas receitas é que ela não envolve açúcar ou outros processados.

Seja qual for o motivo para tomar, o chá de cannabis é uma forma eficaz de consumir canabinoides, terpenos e terpenoides, além de se conseguir um efeito bem potente e duradouro.

Como acontece com todos os comestíveis canábicos, é essencial ter cuidado com suas dosagens. Essa forma de consumo já normalmente entrega efeitos poderosos — e, como já falamos para vocês, o consumo de uma alta dosagem de THC pode ter efeitos negativos que não são nem um pouco confortáveis, e não é o que queremos aqui.

Todo mundo preparado para fumar aqui e tomar um chá? Vamos nessa!

Quais são as opções?

Existem alguns métodos diferentes de fazer a infusão. Primeiro, precisamos decidir com o que trabalhar: folhas ou buds. Quando usamos as folhas, em temperaturas mais baixas, podemos aproveitar os benefícios do THCA — a forma ácida do THC. Quando usamos os buds, em altas temperaturas e com alguma gordura, ocorre a descarboxilação, o que nos entrega os canabinoides da maneira que conhecemos – com a sensação gostosa de chapadeira que geralmente esperamos.

Leia tambémCharas: o que é, como fazer e sua história

Se você decidir fazer uma infusão com folhas frescas, as coisas são muito mais tranquilas. Como elas contém bem menos canabinoides, o chá vai ser mais uma “microdose” do que qualquer outra coisa. Entretanto, se você decidir usar buds, é necessário calcular a potência do seu chá antes de prepará-lo!

Como entender a potência do meu chá?

A quantidade de THC em seu chá de cannabis dependerá muito da cannabis que você está usando. A regra geral a seguir é esta: adicione um 0 no final da porcentagem de THC de sua cannabis, e esse número é a miligramagem aproximada de THC que você encontrará em uma xícara de seu chá.

  • Se a variedade que você está usando contém 11% de THC, por exemplo, um grama desta flor de cannabis resultaria em uma xícara de chá com cerca de 110 mg de THC. No entanto, essa regra pode não ser totalmente precisa. Muitos fatores influenciam, como o tempo que você infunde o chá. Considere isso mais como um “guia” do que uma certeza.

Para ajudar, também temos nossa tabela para dosagem de edibles:

tabela O que você precisa saber sobre o chá de maconha (e como fazer)

O que você sente ao tomar esse chá?

Depois de beber seu chá de cannabis, você deve esperar cerca de trinta minutos a uma hora e meia para sentir todos os efeitos do THC — que irão depender bastante da dosagem, como é possível ver na tabela acima. Por esse motivo, se algum tempo se passou e você ainda não sente a brisa tanto quanto gostaria, tenha paciência.

Tenha cuidado também para não ingerir mais cannabis ou fumar muito até pelo menos duas horas após tomar o chá. 

Também é recomendado que você consuma seu chá de cannabis em um ambiente seguro, de preferência não em público. Se os efeitos afetarem você com mais força do que o esperado, você não vai querer estar, digamos, no meio de um festival ou no mercado fazendo as compras do mês.

Os efeitos do chá de cannabis duram normalmente até cerca de oito horas — por isso, ele é uma forma incrível de consumo para pacientes com dores crônicas ou outros sintomas tratados pela planta.

Como fazer chá com óleo ou manteiga canábica

O que você precisa:

  • Óleo de coco canábico ou manteiga infusionada em cannabis;

  • Chá em saquinho ou folhas soltas de sua preferência;

  • Uma panela para ferver água (ou uma chaleira);

  • Água;

  • Quaisquer outros ingredientes que você goste, como mel ou canela;

  • Opcional: leite. Por conta da gordura, o leite ajuda a fixar o CBD e THC (já que os canabinoides não se dissolvem em água). Em relação à quantidade, um copo é suficiente.

  • Uma caneca para beber;

  • Uma colher.

Modo de preparo:

Passo 1: coloque uma colher de chá de manteiga de cannabis ou óleo de cannabis (de preferência óleo de coco infundido) em sua caneca.

Passo 2: adicione seu saquinho de chá, ou folhas soltas em seu infusor de chá, na caneca.

Passo 3: ferva água.

Passo 4: despeje a água fervente em sua caneca e mexa o conteúdo usando sua colher até que toda a manteiga ou óleo de cannabis se dissolva completamente.

Passo 5: adicione qualquer outro ingrediente de sua preferência, como mel ou canela em pau, na caneca e mexa. Essa é geralmente uma boa ideia para quem não curte tanto assim o sabor da planta.

Passo 6: deixe a mistura em infusão por três minutos e depois retire o saquinho de chá.

Depois disso, basta beber!

Como fazer chá com cannabis em pó

O que você precisa:

  • Um grama de maconha moída;

  • Uma colher de sopa de manteiga (sem sal é melhor) ou óleo de coco;

  • Chá em saquinho ou folhas soltas de sua preferência;

  • Uma panela para ferver água;

  • Quatro copos de água;

  • Quaisquer outros ingredientes que você goste de sabores, como mel, leite ou canela;

  • Uma caneca para beber;

  • Uma colher;

  • Um coador fino, ou gaze e elástico.

Modo de preparo:

Passo 1: ferva 4 xícaras de água em sua panela. Quando estiver fervendo, adicione uma colher de sopa de manteiga ou óleo de coco e deixe dissolver completamente.

Passo 2: coloque um grama de cannabis moída na panela fervente e abaixe a temperatura para ferver.

Passo 3: deixe a mistura ferver por quinze minutos.

Passo 4: use o coador ou a gaze com o elástico para coar os pedacinhos de maconha.

Passo 5: adicione seu saquinho de chá, ou as folhas soltas em seu infusor, na caneca.

Passo 6: adicione qualquer outro ingrediente de sua preferência, como mel ou canela em pau, na caneca e mexa.

Passo 7: deixe a mistura em infusão por três minutos e depois retire o saquinho de chá.

Depois disso, basta beber!

Como fazer chá com folhas frescas

O que você precisa:

 O que você precisa saber sobre o chá de maconha (e como fazer)

Vista superior de parte de um bule verde e um copo de chá infusionado com folha de cannabis. Foto: Girls in Green.

  • Um punhado de folhas frescas (de preferência as folhas leque);

  • Uma colher de sopa de manteiga (sem sal é melhor) ou óleo de coco;

  • Chá em saquinho ou folhas soltas de sua preferência;

  • Uma panela para água (ou uma chaleira);

  • Água;

  • Quaisquer outros ingredientes que você goste, como mel ou canela;

  • Uma caneca para beber;

  • Um coador fino, ou gaze e elástico;

  • Uma colher.

Modo de preparo:

Passo 1: aqueça a água sem deixar ferver. Quando estiverem aparecendo pequenas bolhas, adicione uma colher de sopa de manteiga ou óleo de coco e deixe dissolver completamente.

Passo 2: coloque suas folhas frescas de cannabis no fundo de uma caneca.

Passo 3: despeje a água quente em sua caneca e mexa o conteúdo usando sua colher.

Passo 4: adicione qualquer outro ingrediente de sua preferência, como mel ou canela em pau, na caneca e mexa.

Passo 5: deixe a mistura em infusão por três minutos, e depois retire o saquinho de chá e use um coador para retirar as folhas.

Depois disso, basta beber!

E aí, curtiram as dicas para deixar seu chá da tarde ainda mais especial? É só fazer um bolinho para acompanhar e aproveitar quando você estiver querendo uma brisa deliciosa e confortável. A gente garante que você vai curtir — mas, como já falamos, tenha cuidado com a dosagem nesse processo, e, se for usar prensado, lembre-se de lavá-lo antes.

Leia também:

Redução de danos e sustentabilidade

#PraTodosVerem: fotografia de capa mostra um copo de vidro cheio de água e com uma folha de maconha imersa, e um bule verde decorado com folhas, sobre superfície de vidro, que reflete os objetos, as árvores e parte do céu. Foto: Girls in Green.

gig logo sb O que você precisa saber sobre o chá de maconha (e como fazer)

Sobre Girls in Green

O Girls in Green é um projeto feito por mulheres canábicas, focado na produção e disseminação de conteúdo digital acessível, livre de julgamentos e tabus, abordando temas como maconha, uso de drogas, cultivo, haxixe e política - sempre sob a ótica da Redução de Danos. O principal objetivo do canal é combater o estigma e a desinformação resultantes da Guerra às Drogas.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!