Centro de assistência médica oferece acesso gratuito ao uso medicinal da cannabis no Dia das Crianças

Arte de divulgação do evento com a expressão "CEC4KIDS – 2020" em letras coloridas e uma foto com efeito de filtro verde das partes de cima das cabeças de mãe e filho, ao fundo.

Data marca o lançamento de evento que pretende trazer nova esperança para crianças carentes, portadoras de enfermidades graves, com tratamento à base de cannabis. Saiba mais, a seguir

O Centro de Excelência Canabinoide (CEC), um dos primeiros empreendimentos da área de cannabis medicinal no Brasil, realiza a primeira edição do CEC4Kids, nesta segunda-feira (12), Dia das Crianças. A ação nasce com o intuito de proporcionar acesso gratuito ao uso medicinal da cannabis para crianças carentes com enfermidades como epilepsia refratária, paralisia cerebral, autismo, TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e síndrome de West (espasmos infantis), entre outras.

Essas doenças, comprovadamente, podem ser beneficiadas com o uso terapêutico do canabidiol (CBD), uma das substâncias encontradas na maconha, porém, a falta de conhecimento sobre o tratamento e o alto custo dos medicamentos e produtos à base de cannabis tornam o acesso muito restrito.

Leia mais: Garoto com doença rara volta a andar ao usar medicamento à base de cannabis

Queremos ser um agente transformador no país em relação ao uso medicinal da cannabis. Acreditamos que nosso papel é fazer com que essa especialidade chegue a diferentes lares brasileiros, resultando na criação do CEC4Kids”, destaca o CEO do CEC, Marcelo Sarro.

Para a primeira edição do CEC4Kids, foram selecionadas dez crianças para serem atendidas neste dia 12 de outubro. Elas passarão pela jornada completa, conceito desenvolvido e padronizado pelo CEC, que inclui triagem e atendimento clínico em consulta com o neurocirurgião Pedro Pierro, diretor técnico do Centro.

O processo abrange ainda acesso ao SAC 24 horas para suporte pós-consulta. Além disso, as crianças receberão tratamento gratuito durante seis meses, incluindo acompanhamento clínico e medicamentos. As famílias também contarão com suporte jurídico para buscar acesso continuado ao canabidiol.

Leia: Ciência, direito e ativismo no debate sobre o acesso à cannabis com fins terapêuticos

Entre as crianças que serão atendidas, encontra-se Letícia Medeiros Gurgel, de 4 anos, diagnosticada com autismo em novembro do ano passado. Segundo a mãe, Talita Medeiros, a maior dificuldade de sua filha é a fala, ainda não desenvolvida por completo. A garota fala somente algumas palavras e sua socialização também fica comprometida pela falta de interação.

“A proposta do CEC4Kids é acolher, atender, dar acesso ao tratamento medicinal com o CBD e acompanhar a evolução dessas crianças. É o primeiro evento, mas queremos promover outras edições. Nesse sentido, precisamos conscientizar a sociedade sobre os benefícios do uso medicinal da cannabis para a melhoria dos sintomas de diversas doenças, quebrando preconceitos e esclarecendo possibilidades. A ação que começa no Dia das Crianças constitui um passo importante nesse caminho”, destaca Pierro.

Para viabilizar o projeto, por meio do fornecimento dos medicamentos, o CEC conta com o patrocínio da Central Pharma, Terra Cannabis, Korasana, Carmen’s Medicinal e CanTera/OnixCann, além da parceria com o Grupo Calone e apoio de The Human Secret’s e do Pacto Global da ONU.

Leia também:

Pediatras canadenses observam uma demanda crescente por cannabis para crianças

#PraCegoVer: a imagem de capa traz a arte de divulgação do evento com a expressão “CEC4KIDS – 2020” em letras coloridas e uma foto com efeito de filtro verde das partes de cima das cabeças de mãe e filho, ao fundo.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!