Carnaval 4i20: conheça os blocos que celebram a maconha no Brasil

carnaval dave Carnaval 4i20: conheça os blocos que celebram a maconha no Brasil

Você sabia que pode curtir a folia de bloquinhos canábico-carnavalescos em cidades como Rio de Janeiro, Olinda, BH e São Paulo? Confira a programação 4i20 do Carnaval deste ano

Tão democrática quanto a paixão pela maconha é a paixão pelo Carnaval, que contagia multidões atrás dos trios elétricos, nos sambódromos ou nos bloquinhos que preenchem a programação da folia nas ruas das cidades brasileiras.

E por que não unir as paixões? Já que Carnaval é tempo de brincadeira, libertação e prazer (lembrando, é claro, que Não é Não!), listamos os bloquinhos que fazem a cabeça de foliões ao trazer a maconha para a festa carnavalesca.

lazy placeholder Carnaval 4i20: conheça os blocos que celebram a maconha no Brasil

Planta na Mente

A Quarta de Cinzas vira “de Brasas” quando a concentração do Planta na Mente se reúne, tradicionalmente às 14h20, nos Arcos da Lapa, no Rio. Às vésperas de seu 10º desfile, o bloco que arrasta mais de 14 mil foliões pelo centro do Rio, de acordo com a organização, é também 100% ativista — e conta com a colaboração coletiva (além do talento de cada um dos voluntários) para seguir fazendo a festa acontecer.

Segura a Coisa 

Desde 1975, o bloco que tem seu hino composto e gravado por Miúcha percorre as ruas de Olinda (PE), trazendo a maconha como inspiração máxima, no som e na mente de seus entusiastas. Sem horário e local de partida divulgados nos perfis das redes, o Segura a Coisa costuma se concentrar na Rua Treze de Maio, às 23h59, na Quarta de Cinzas que, este ano, cai no dia 26/2.

Bloco do Manjericão

Marcando o começo da despedida do Carnaval de Belo Horizonte (MG), o Bloco do Manjericão sai às 4h20 da madruga na Quarta de Cinzas (26), de local sempre divulgado às vésperas. Este ano, o bloco mais cheiroso de Beagá vai contar com uma ação da Bem Bolado Brasil, que distribuirá sedas personalizadas aos foliões.

I Wanna Love You

Fundado em 2013 com a proposta de “carnavalizar sons jamaicanos”, o bloco I Wanna Love You traz para a capital mineira, também na Quarta de Cinzas, a partir das 15h, uma festa que celebra a resistência e convida um público diverso a dançar ao som do reggae, que se mistura a outros ritmos brasileiros, como o maracatu, e a uma bateria de cerca de 50 integrantes.

Kaya na Gandaia

O desfile pós-carnaval do bloco Kaya na Gandaia, em São Paulo, fecha a programação canábico-carnavalesca de 2020 no sábado que sucede o feriado, em 29 de fevereiro, mas conta com outras ações, incluindo um ensaio aberto no dia 20. Partindo da Rua Henrique Schaummann, às 14h*, o bloco traz para as ruas da região de Pinheiros o tema “Nossa Jamaica é a Bahia”.

*atualização (28.2 às 12h): devido à confusão durante o Carnaval no local onde seria realizado o Kaya na Gandaia, a organização do evento informou que a prefeitura alterou o endereço do bloco para o centro da cidade. A concentração será na Rua Conselheiro Crispiniano, 378 (República), em frente da Praça das Artes, a partir das 15h do sábado, 29.

Nota da Redação: Sentiu falta de algum bloquinho 4i20 que ficou de fora da seleção? Envie as informações para redacao@smokebuddies.com.br.

Leia também: 

Casa Fique Suave: Carnaval de Olinda terá espaço dedicado à redução de danos

#PraCegoVer: fotografia (de capa) que mostra parte do rosto e busto de uma foliã, coberto de glitter verde, onde outra pessoa acaba de colar uma tatuagem removível com a frase “Não é Não!”, e, no canto direito, parte da fantasia de uma pessoa, com uma folha de maconha na manga. Foto: Dave Coutinho.

lazy placeholder Carnaval 4i20: conheça os blocos que celebram a maconha no Brasil

Sobre Thaís Ritli

Thaís Ritli é jornalista e observadora do feminino no universo da cannabis, que se traduz em colunas mensais sobre o tema na Smoke Buddies.
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!