Capital da Austrália legaliza a maconha para uso adulto

Fotografia de plantas de maconha no período vegetativo (parte inferior direita) e, ao fundo parcialmente nítido, uma bandeira da Austrália. Capital.

Os cidadãos da capital australiana não poderão fornecer sua maconha a mais ninguém. E as famílias limitam-se a cultivar não mais que quatro plantas. As informações são da AP News, com tradução Smoke Buddies

A Assembleia Legislativa do Território da Capital Australiana votou nesta quarta-feira para legalizar a posse por adultos de até 50 gramas de maconha seca e o cultivo de duas plantas de maconha a partir de 31 de janeiro.

A assembleia é o governo local de Camberra, a capital nacional com uma população de 400.000 habitantes.

A lei exige que os adultos não usem maconha perto de crianças e a armazenem fora de seu alcance. Os proprietários não podem vender ou fornecer sua maconha a mais ninguém. As famílias limitam-se a cultivar não mais que quatro plantas, independentemente do número de ocupantes.

O procurador-geral Gordon Ramsay disse que era hora de tratar a toxicodependência como um problema de saúde e não como “certo e errado”.

A oposição votou contra a legislação, argumentando que a mudança encorajaria mais pessoas a usar maconha e levaria a mais psicose induzida por drogas.

A posse de pequenas quantidades de maconha foi descriminalizada em toda a Austrália, mas o Território da Capital Australiana é o primeiro dos oito estados e territórios da Austrália a dar o próximo passo na legalização da posse e cultivo.

Leia ~ Maconha medicinal: A história da família que mudou a lei na Austrália

Mas os usuários de maconha em Camberra ainda enfrentarão alguma incerteza legal porque o porte de pequenas quantidades de maconha continua ilegal sob a lei federal.

O ministro-chefe Andrew Barr disse que tais processos exigiriam a aprovação dos promotores federais, que estão “preocupados com assuntos maiores do que a posse de uma pequena quantidade de droga”.

Os promotores federais se recusaram a fornecer ao governo conselhos sobre a probabilidade de tais processos.

Barr disse que a polícia acusar os fumantes de maconha de Camberra de acordo com a lei federal “seria ultrajante”, mas os fumantes poderiam citar a lei do território em sua defesa perante um juiz.

A maconha medicinal está disponível na Austrália para pacientes com receita médica desde 2017.

O Território da Capital Australiana é conhecido por suas políticas liberais contra drogas ilícitas. Em abril, Camberra sediou a primeira instalação de testes de pílulas da Austrália em um festival de música, para que os usuários de drogas pudessem ter suas substâncias ilícitas analisadas quanto a contaminantes inesperados antes de tomá-las.

Leia também:

Austrália quer ser a maior exportadora mundial de maconha medicinal

#PraCegoVer: fotografia (de capa) de plantas de maconha no período vegetativo (parte inferior direita) e, ao fundo parcialmente nítido, uma bandeira da Austrália. Foto: iStock.

Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!