Cannabis será objeto de estudo na Faculdade de Agronomia de Buenos Aires

Fotografia que mostra o top bud de uma planta de cannabis com uma iluminação amarela vinda do fundo e da esquerda e um fundo desfocado. Imagem: Cannabis Pictures | Flickr.

Na Universidade de Buenos Aires, foi aprovada a criação de um grupo de estudo e trabalho sobre a cannabis que, voltado a questões agronômicas, ficará encarregado de gerar e disseminar conhecimento científico

Recentemente, o Conselho Administrativo da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA) aprovou a criação de um Grupo de Estudo e Trabalho (GET) sobre a cannabis, a partir do qual será gerado e disseminado conhecimento de base científica sobre esta planta de múltiplos benefícios. Paralelamente, uma equipe formada por professores, graduados e estudantes de diferentes carreiras da FAUBA acompanhará, sob o aspecto agronômico, grupos já consolidados de áreas farmacêuticas e médicas.

Segundo o GET, o cultivo da cannabis, além de possuir uma infinidade de benefícios comprovados do ponto de vista terapêutico e ter aplicações alimentares (o óleo e a farinha proteica extraídos de suas sementes são comestíveis e, devido à sua composição, o óleo é muito saudável), tem utilizações que vão muito além da saúde e da alimentação: incluem, por exemplo, a indústria têxtil, a construção, a indústria de papel, os biocombustíveis e seus derivados, a fitorremediação, entre outros.

“As competências do GET Cannabis são voltadas para questões agronômicas. Os usos e aplicações derivados da produção primária são de competência de outras casas de estudos, com as quais pretendemos interagir em ações de extensão e pesquisa”, esclareceu a equipe.

A ideia de projetar um Grupo de Estudo e Trabalho começou em 2011 pela mão do engenheiro agrônomo Daniel Sorlino. Três anos depois, o professor obteve o aval necessário para investigar o cânhamo industrial, mas esse projeto não pôde ser realizado por que o marco regulatório da época não permitia.

Leia: Justiça da Argentina não considera a cannabis como narcótico e absolve acusados de tráfico

Posteriormente, em 2019, um grupo de alunos da Tecnicatura de Produção Vegetal Orgânica (TPVO) reconheceu os seus interesses acadêmicos pela espécie Cannabis sativa, organizou-se e iniciou a procura por espaços dentro da Faculdade para desenvolver seus anseios. Assim, juntamente com o engenheiro Sorlino, se comprometeram a promover a criação do GET Cannabis FAUBA.

“Sabemos que há muito a aprender e desenvolver a respeito do potencial desta espécie como matéria-prima e da aptidão agroclimática do território argentino para o cultivo de cannabis. Esperamos ser um ator de referência no desenvolvimento de uma indústria do futuro”, expressou o grupo.

Como primeira atividade, o GET organizou um ciclo de webinários gratuitos e abertos: eles convidam referências de diferentes áreas que agregam conhecimento científico sobre a cannabis. O próximo seminário, intitulado “Cannabis e saúde: o sistema endocanabinoide”, será realizado no dia 7 de outubro, às 18h, e estará a cargo do Dr. Carlos Alberto Magdalena, neurologista pediátrico e chefe da Seção de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital de Crianças Ricardo Gutiérrez da Cidade Autônoma de Buenos Aires.

“O GET Cannabis foi acrescentando mais histórias e vontades. Hoje possui um perfil interdisciplinar muito amplo e enriquecedor. E, desde que estendemos o chamado, temos recebido inúmeros pedidos de incorporação. Obviamente, muitos de nós estão interessados ​​em aprofundar nossos conhecimentos sobre esta espécie. Agora, felizmente, temos espaço para que isso aconteça”, acrescentou a equipe.

E finalizou: “Convidamos a aderir aqueles que têm interesse em questões relacionadas aos aspectos agronômicos desta espécie em suas diferentes aplicações. Estamos convictos de que começamos a trilhar um caminho muito promissor em um campo no qual ainda há muito a avançar e descobrir”.

Para se inscrever no próximo seminário do GET Cannabis FAUBA, preencha o formulário disponível no seguinte link: https://bit.ly/2FZC2E8.

Leia também:

A cannabis pode atenuar a devastação econômica da pandemia na América Latina?

#PraCegoVer: em destaque, fotografia que mostra o top bud de uma planta de cannabis com uma iluminação amarela vinda do fundo e da esquerda e um fundo desfocado. Imagem: Cannabis Pictures | Flickr.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!