Cannabis paraguaia

Uma empresa brasileira irá cultivar cannabis no Paraguai e exportar insumos para a fabricação de produtos que atendam os pacientes brasileiros. Com informações da IstoÉ
O mercado brasileiro acaba de dar um passo importante para o acesso aos medicamentos derivados da Cannabis. A GFB, empresa de capital nacional, recebeu licença para cultivar, produzir e exportar produtos da matéria extraída da planta, no Paraguai. Trata-se da única empresa do Brasil a receber a liberação, e que atuará especificamente com foco nos pacientes brasileiros.
A escolha do Paraguai é estratégica, uma vez que, entre os fatores que somam no custo de produção, aproximadamente 50% do valor agregado ao produto é a energia elétrica. “O país possui um dos, se não o, menor custo por kWh do mundo (USD 0,04). E mais, seu sistema tributário é o mais baixo das Américas e figura entre os menores mundialmente, sendo esses apenas dois dos principais fatores influenciadores no valor final”, diz o fundador da GFB, Daniel Rodrigues.
Leia também – Globo Rural: Quem tem medo da Cannabis?
Marco regulatório no Brasil
Entra em vigor nesta terça-feira, 10 de março, a RDC 357 de 2019, da Anvisa, que cria a categoria de produtos de cannabis. A Resolução da Diretoria Colegiada da Agência define as regras que permitirão às empresas brasileiras importarem e produzirem esses produtos no Brasil, regulamentando, inclusive, a dispensação e venda nas farmácias e drogarias.
Os novos produtos não serão considerados medicamentos, mas sim uma categoria nova de produtos, enquadramento semelhante ao que tem sido dado no restante do mundo. Essa classificação foi a solução encontrada pela Agência para permitir o acesso a esses produtos por médicos e pacientes.
Leia mais:
Entenda o marco regulatório da Anvisa para os produtos de cannabis
#PraCegoVer: foto (de capa) que mostra uma folha de maconha, com sete pontas (folíolos) serrilhadas que partem de sua base, em fundo infinito de cor rosa pastel. Imagem: THCamera Photography.

- Evento on-line e gratuito debate a indústria da cannabis medicinal no Brasil - 15 de janeiro de 2021
- Cannabis Queens: brasileiras empreendem no mercado da cannabis e fazem sucesso até no exterior - 15 de janeiro de 2021
- Ações de gigante da cannabis sobem 25% após acordo com empresa brasileira - 15 de janeiro de 2021
- O último guerreiro antidrogas: Sheldon Adelson foi o último bilionário na luta contra a legalização da maconha nos EUA - 15 de janeiro de 2021
- USADA não vai mais punir resultados positivos para uso de maconha no UFC - 14 de janeiro de 2021
- Gigantes de calçados lançam tênis feitos de “couro” de cogumelo e fibra de cannabis - 14 de janeiro de 2021