Cannabis light: a confusa ilusão da maconha legal na Itália

cultivo flores indoor Cannabis light: a confusa ilusão da maconha legal na Itália

Entre as ruínas da cidade antiga, ruas de paralelepípedos e restaurantes impecáveis, um ponto turístico vem ganhando a paisagem de Roma desde 2016: os dispensários de maconha. Saiba mais sobre a indistinta situação legal da erva na Itália com as informações da Wanted in Rome, traduzidas pela Smoke Buddies

Os turistas da Cidade Eterna podem se surpreender com uma recente adição à paisagem urbana antiga: lojas legais de maconha. Elas são difíceis de fugir à vista, com as fachadas cobertas com decalques de folhas de maconha verdes brilhantes e o ocasional sinal cintilante “LEGAL”.

Apesar das aparências, Roma não é Amsterdã. Em 2016, a Lei 242 foi aprovada na Itália, legalizando a venda de produtos de cannabis com baixo nível de THC, o composto psicotrópico da maconha. Assim, nasceu a chamada “cannabis light”, e os dispensários de cannabis light tomaram Roma em uma tempestade.

gravital sb Cannabis light: a confusa ilusão da maconha legal na Itália

O que é cannabis light?

“Cannabis light” é uma variedade de cannabis com um nível muito baixo de THC. A AP News descreve apropriadamente a cannabis light como o “café descafeinado” da maconha. Embora seja comercializada como um produto no estilo da maconha, ela está mais relacionada ao cânhamo. A diferenciação comum entre o cânhamo e a maconha é encontrada no nível do THC, pois ambas são subespécies de aparência (e cheiro) semelhante da planta de Cannabis sativa. O cânhamo geralmente tem um nível de THC de 0,3%, enquanto os níveis de THC da maconha variam de 4% a 20%.

O nível comum de THC da cannabis light é de 0,2% a 0,6%.

Na Itália, a cannabis light é vendida em uma forma seca que parece idêntica à maconha — tanto que deve ser rotulada como item de colecionador para evitar leis relacionadas à venda de maconha, e cada pacote vem com um adesivo de “não adequado para fumar”.

Existem muitas “cepas” de cannabis light, com vários nomes, cores e características. De muitas maneiras, a cultura em torno da cannabis light imita a contracultura típica da maconha, com uma diferença fundamental: a cannabis light provavelmente não o deixará chapado.

Por que a cannabis light é legal?

Em 2016, a Lei 242 foi aprovada para facilitar as crescentes restrições aos produtores de cânhamo industrial e incentivar a sustentabilidade agrícola. O cultivo do cânhamo é bom para o meio ambiente por várias razões: cresce rapidamente, requer pouca água, absorve toxinas e reabastece o solo e captura o dióxido de carbono com mais eficiência do que as árvores.

O cânhamo é uma planta versátil que pode ser usada para fabricar produtos alimentícios, produtos de beleza, roupas, papel, materiais de construção e muito mais. Com a aprovação da Lei 242, os legisladores italianos estavam preparando o cenário para uma paisagem agrícola mais ecológica.

Aqui é onde a cannabis light entra em cena: como o cânhamo contém naturalmente traços de THC, um nível muito baixo de THC foi declarado aceitável por lei. A Lei 242 declarou que o cânhamo é legal para produção e venda, e os agricultores não serão penalizados pelo cultivo de cânhamo com um nível de THC de até 0,6%. O efeito colateral cômico da produção legalizada de cânhamo foi a indústria de cannabis light, uma indústria com toda a conversa e nenhum percurso de cannabis ilegal.

No entanto, a cannabis light tomou Roma e toda a Itália em uma tempestade. Centenas de empresas foram criadas desde 2016, vendendo cannabis light e itens com sabor e tema de cannabis, como bebidas energéticas, camisetas, velas e pipes. Alguns italianos deixaram o emprego ou encerraram seus negócios para abrir dispensários de cannabis light. A indústria de cannabis light gerou uma receita estimada em 40 milhões de euros. Rotuladas como “fracas” na melhor das hipóteses e “inúteis” na pior das hipóteses pelos clientes, a cannabis light e os dispensários ainda conseguiram provocar reação política.

Em 2019, a cannabis light foi levada a julgamento por urgência de políticos conservadores que tinham uma objeção moral à indústria da cannabis light. Matteo Salvini, líder do partido político Liga, disse: “Não é possível nem aceitável que na Itália existam mil lojas onde haja drogas legalmente, em plena luz do dia”.

A Suprema Corte decidiu que a cannabis light e outros derivados da Cannabis sativa na forma de flores, buds, folhas e óleos não poderiam ser vendidos a menos que não produzissem um efeito narcótico e claramente não fossem destinados ao consumo humano — uma decisão confusa considerando a natureza da cannabis light. Por enquanto, a questão parece estar em espera e os dispensários de cannabis light ainda podem ser encontrados em todo o centro de Roma e em toda a Itália.

A Itália está a caminho de legalizar a maconha?

No final de 2019, os tribunais italianos decidiram que a cannabis poderia ser cultivada domesticamente, mas apenas em pequenas quantidades. A partir de 2020, a maconha está descriminalizada para a posse e legalizada para uso médico, mas ainda é ilegal vender e cultivar em larga escala.

Apesar da agitação em torno da cannabis light, é improvável que a maconha seja legalizada na Itália em um futuro próximo devido à pressão de partidos políticos conservadores, como a Liga e a Forza Italia.

Onde estão localizados os dispensários de cannabis light?

Os dispensários de cannabis light podem ser encontrados em todo o centro de Roma e em toda a Itália. Muitos são estabelecimentos, enquanto outros vêm na forma de discretas máquinas de venda automática.

Leia também:

Itália: vendas de cannabis medicinal cresceram 50% em 2019 e oferta permanece estável

#PraCegoVer: em destaque, fotografia frontal de um grande cultivo de maconha indoor com várias flores apicais de caules compridos que vão até o fundo, desfocado, onde também vê-se as fontes de uma iluminação amarelada, na parte superior do quadro. Foto: Ryan Lange | Unsplash.

smokebuddies logo2 Cannabis light: a confusa ilusão da maconha legal na Itália

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!