Cannabis contra o câncer e soluções no cultivo de cânhamo são estudados na Austrália

top bud jamie edwards Cannabis contra o câncer e soluções no cultivo de cânhamo são estudados na Austrália

Estudos financiados pelo governo federal australiano avançam na Universidade de Adelaide, onde pesquisadoras conduzem pesquisas para desenvolver cultivares de cânhamo de elite e sobre o uso de maconha medicinal para prevenir sintomas impactantes do tratamento de câncer

Um projeto da Universidade de Adelaide, na Austrália, recebeu mais de AU$ 500 mil do Conselho Australiano de Pesquisa (ARC), organização ligada ao governo federal, para realizar estudos sobre o cânhamo em parceria com a Australian Hemp and Seed Company.

A professora Rachel Burton da Escola de Agricultura, Alimentos e Vinho recebeu AU$ 513.272 (R$ 1,97 milhão) para explorar “soluções pioneiras de sementes para a indústria de cânhamo industrial”, segundo informou a Faculdade de Ciências da Universidade.

site sb Cannabis contra o câncer e soluções no cultivo de cânhamo são estudados na Austrália

A equipe de Burton visa desenvolver a próxima geração de cultivares de cânhamo industrial de elite, cultivados para produzir sementes com alto teor de proteína e óleo. As cultivares serão resistentes à seca com teor mínimo de THC.

O Programa de Ligação do ARC promove parcerias nacionais e internacionais entre pesquisadores e empresas, indústria, organizações comunitárias e outras agências de pesquisa com financiamento público.

Leia também: Três benefícios do cultivo de cânhamo para a agroindústria

Cannabis no tratamento do câncer

O financiamento para desenvolvimento de sementes não foi o primeiro que a Universidade de Adelaide recebeu neste ano para pesquisas sobre a cannabis. Um estudo que explora o uso de dosagem de maconha medicinal personalizada para prevenir sintomas comuns e impactantes do tratamento de câncer avançado recebeu um investimento de AU$ 1,5 milhão (R$ 5,78 milhões) do Medical Research Future Fund, outro órgão ligado ao governo federal australiano.

O investimento foi concedido à Dra. Hannah Wardill para o ensaio CANCAN, um grande estudo que visa orientar a prática clínica.

“As terapias contra o câncer são altamente tóxicas e causam uma constelação de sintomas físicos e psicossociais que afetam negativamente a qualidade de vida, a intensidade da dose e a sobrevivência”, disse a Dra. Wardill à imprensa da Universidade.

“A atenção recente tem se centrado no uso de cannabis medicinal para o controle desses sintomas. Embora em grande parte impulsionado por pacientes e seus defensores, o uso de cannabis neste contexto tem desafiado os profissionais médicos que se sentem mal equipados para orientar seus pacientes devido à falta de evidências empíricas.

Leia mais: Austrália financiará pesquisa sobre cannabis medicinal para ajudar pacientes com câncer

O ensaio CANCAN mostrará que atingir o sofrimento intestinal, devido à lesão da mucosa, com a cannabis medicinal melhorará o bem-estar do paciente e a manutenção da dosagem pretendida.

Também se espera que a preparação personalizada de CBD e THC previna e gerencie grupos de efeitos colaterais relacionados à terapia do câncer, incluindo efeitos prejudiciais ao sono, apetite, humor, dor e fadiga.”

O medicamento de cannabis a ser usado no estudo será fornecido pela LeafCann Group, uma empresa de cannabis medicinal com sede em Adelaide e licenciada pelo governo federal.

“Este financiamento permitirá que nossos pesquisadores cumpram nossa prioridade de saúde e, potencialmente, melhorem a qualidade de vida das pessoas em tratamento de câncer”, disse o Vice-Reitor Adjunto de Pesquisa Anton Middelberg.

Veja também:

THC pode ajudar na prevenção do câncer de cólon, segundo estudo pré-clínico

#PraTodosVerem: fotografia de um top bud de pistilos amarelo-claros e algumas sugar leaves rajadas de marrom, e folhagem de folíolos finos, que fecham o quadro. Imagem: Jamie Edwards / Unsplash.

smokebuddies logo2 Cannabis contra o câncer e soluções no cultivo de cânhamo são estudados na Austrália

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!