Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

canhamo sim capa Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

Muito além do baseado e do uso medicinal, o cânhamo industrial pode trazer benefícios ambientais, gerar empregos, renda e novos produtos à base da planta. Apoie a Ideia Legislativa para regulamentar a produção e comercialização do cânhamo no Brasil

O cânhamo (derivado da cannabis sativa) é uma planta que pode ser usada em diversas indústrias e com muitos benefícios ambientais. Ela possui baixíssimo nível de THC (propriedade psicoativa da cannabis), portanto, deve ser regulamentada como produto agrícola e não confundida como “droga psicoativa”. Assim coloca em pauta e pede apoio de mais de 20 mil pessoas o consultor de inovação Felipe Watanabe, que criou a campanha “Cânhamo Sim”, para ampliar o conhecimento e o debate sobre o tema no país.

Segundo Watanabe, a campanha tem dois objetivos: conscientizar a população brasileira sobre os benefícios da utilização do cânhamo, suas vantagens ambientais, econômicas e sociais ligados ao uso da planta como matéria-prima e buscar formas mais inteligentes de regulamentar o seu uso no país.

Atualmente, a legislação brasileira não permite o cultivo e a comercialização do cânhamo, apenas para importação da fibra. A cannabis já é reconhecida por suas propriedades medicinais, porém o seu uso industrial como matéria-prima ainda é ignorado. 

Durante muito tempo, o cânhamo é vítima de um grande tabu social que impede o seu uso. No Brasil, a atual legislação não reconhece as diferenças entre os tipos de cannabis sativa e não permite que o cânhamo seja cultivado no país, o que representa uma grande oportunidade perdida em termos ambientais, econômicos e sociais.

lazy placeholder Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

Para reverter esse cenário e acelerar a construção de um futuro sustentável, a campanha busca evidenciar os benefícios ligados ao assunto de maneira clara e objetiva, como o fato de que o cânhamo é uma matéria-prima mais sustentável do que o algodão na indústria têxtil e na fabricação de embalagens biodegradáveis (substituindo plástico) e de materiais de construção, além de mostrar o leque de opções que essa versátil cultura proporciona. 

lazy placeholder Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

Explicando os benefícios ambientais, econômicos e sociais relacionais à utilização industrial da planta, a campanha “Cânhamo Sim” traz um e-book mostrando seus principais usos e exemplos de regulamentação em outros lugares do mundo, como na China e nos EUA.

A planta pode representar uma nova indústria para o Brasil, mas para isso começar a acontecer, a proposta para regulamentação do cultivo e da comercialização do cânhamo industrial no Brasil precisa de apoio. Acesse o link (ou clique na foto abaixo) e manifeste o seu apoio favorável a proposta que pede debate sobre a regulamentação do cânhamo no país.

lazy placeholder Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

Leia também:

No Canadá, construtores estão trocando cimento por cânhamo

#PraCegoVer: Fotografia em destaque mostra capa do e-book da Campanha Cânhamo Sim, onde, em fundo com foto de folhagem de cannabis, lê-se o título Cânhamo Industrial e abaixo a explicação do projeto. Imagem: Divulgação | Cânhamo Sim.

lazy placeholder Cânhamo Sim: apoie campanha em prol da regulamentação do uso industrial da planta

Sobre Dave Coutinho

Carioca, Maconheiro, Ativista na Luta pela Legalização da Maconha e outras causas. CEO "faz-tudo" e Co-fundador da Smoke Buddies, um projeto que começou em 2011 e para o qual, desde então, tenho me dedicado exclusivamente.
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!

Deixe seu comentário