Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

cordas canhamo Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

Graças a três irmãos da Irmandade de San Pascual Bailón de Calatayud, na Espanha, o diretor Eugenio Monesma pôde registrar em 1996 a técnica artesanal de torcer a fibra de cânhamo para a produção de cordas. Saiba mais com as informações do Hypeness

Ainda hoje diversos produtos são fabricados através de técnicas ancestrais, sem uso de tecnologias modernas ou máquinas industriais, manufaturados e finalizados de forma única: até pouco tempo era esse o caso das cordas de cânhamo registradas em documentário curta-metragem dirigido pelo espanhol Eugenio Monesma. A técnica de manufatura das cordas teve seu processo registrado no filme em 1996, mostrando cada passo em detalhes, desde o refinamento do cânhamo cru, a etapa de esmagar as fibras, até a conclusão, com a torção de cada fio e cordão.

a10737ab edit corda ca%CC%82nhamo 1 Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

gravital sb Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

Leia mais: Isolamento de fibra de cânhamo é alternativa ecológica na construção civil

Os “cordeleros” retratados no filme de 17 minutos são os três irmãos José, Domingo e Carmelo Gracia, ligados à Irmandade de San Pascual Bailón de Calatayud, na Espanha, que realizavam as mais resistentes e firmes cordas misturando o cânhamo a outras fibras, utilizando técnicas totalmente manuais e precisas. As fibras são esmagadas, preparadas, separadas e limpas e, quando o processo realmente começa, as cordas vão sendo torcidas com máquinas de madeira rodadas à mão, fazendo cada camada em coordenação ritmada e que utiliza os dedos e mesmo o corpo dos três artesãos como instrumento da fabricação.

Veja também: A maconha descobriu o Brasil

O processo de fabricação das cordas hoje é, na maior parte dos casos, realizado por máquinas pesadas, utilizando tecnologias de ponta e materiais variados, mas apesar de tal predomínio as técnicas utilizadas pelos irmãos Gracia no filme de Monesma não desapareceram, e revelam o potencial da engenhosidade humana em criar soluções e produtos impressionantes através de conhecimentos ancestrais. A feitura do que pode parecer uma simples corda é, em verdade, um trabalho detalhado e complexo, que exigia tempo, espaço e conhecimento profundo.

69856e92 edit corda ca%CC%82nhamo 4 Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

O diretor Eugenio Monesma já há 40 anos realiza documentários etnográficos, com mais de 2.800 produções registrando a memória e as singularidades de diversas técnicas de trabalho, bem como de povos e culturas, através principalmente de processos de fabricação de produtos artesanais. Muitos de seus filmes estão disponíveis em seu incrível canal no YouTube, como uma das tantas joias escondidas da plataforma — em um dos mais importantes arquivos de filmes digitais da Espanha.

Leia também:

Tommy Chong: “Estamos voltando para o futuro com a cannabis”

#PraTodosVerem: fotografia mostra José com um grande cinto formado por fibras de cânhamo, das quais sai um fio que está preso à roda à sua frente e que ele segura com um pedaço de pano preto, enquanto Domingo gira a roda com uma manivela. Imagem: Eugenio Monesma Moliner.

smokebuddies logo2 Cânhamo: técnicas ancestrais de fabricação de cordas são registradas em minidoc

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. https://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!