Grão do cânhamo contém mais proteína que alimentos como frango, ervilha e leite

A partir do uso da semente de cânhamo na alimentação, seria possível obter diversos nutrientes importantes para a saúde
É o que aponta o novo relatório Cânhamo no Brasil, da empresa de análise de dados do segmento canábico Kaya Mind, que analisou a parte da planta considerada uma superfood, que pode ser consumida in natura em iogurtes, em pó, como alternativa ao whey protein, ou como base do leite e da carne vegetal: a semente de cânhamo.

Valores referentes a 100 gramas de cânhamo e a 100 gramas de ervilha fonte: USDA – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos | Relatório Cânhamo no Brasil, Kaya Mind.
Além dessas alternativas, o óleo de semente pode ser consumido como substituto do azeite e da manteiga, bem como suplemento alimentar, proporcionando efeitos ansiolíticos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares por sua alta quantidade de ômega-3 e outros nutrientes. O óleo extraído das flores de cânhamo, por sua vez, contém CBD, um fitocanabinoide com potenciais medicinais cada vez mais estudados, mas com vantagens anti-inflamatórias e antioxidantes, duas muito importantes para a indústria da beleza e já comprovadas.
Leia também: Governo uruguaio lança programa para formação em colheita de cânhamo
Hoje, o cânhamo se encontra em uma zona cinzenta em relação à sua legalidade no Brasil, pois contém quantidades insignificantes de fitocanabinoides psicotrópicos, mas, ao mesmo tempo, ainda é proveniente da Cannabis sativa L. Entretanto, mesmo em contradição à lei, que não permitia o uso de derivados da cannabis, a Kaya Mind identificou que o Brasil tem registros de importações de insumos do cânhamo de 1999 a 2021.
A partir de uma pesquisa interna que teve como base a imprensa, a empresa também mapeou que diversas indústrias já são relacionadas com o mercado. Três delas são de alimentos, bebidas e cosméticos.
Leia também:
Legalização do cânhamo movimentaria bilhões no Brasil, aponta relatório
#PraTodosVerem: fotografia, em vista aérea, de duas mãos em forma de concha cheias de sementes de cânhamo, que aparecem acima de uma superfície forrada pelos grãos.

- Adolescentes são mais propensos a desenvolver transtorno por uso de cannabis, diz estudo - 1 de julho de 2022
- Policiais antifascismo promovem debate sobre drogas e desmilitarização no ES - 1 de julho de 2022
- Agenda SB: confira os eventos canábicos, no Brasil e no mundo, em 2022 - 1 de julho de 2022
- OAB-CE discute o uso terapêutico da cannabis em audiência pública - 30 de junho de 2022
- Espanha se move para permitir acesso mais amplo à maconha para uso medicinal - 30 de junho de 2022
- Destaques de junho: marchas da maconha, vitória no STJ e mais - 30 de junho de 2022