Canadá desencoraja celebridades a promoverem marcas e produtos de cannabis
O Health Canada, órgão que regula a cannabis no país, alertou para a observância da lei federal, que impõe uma série de restrições à promoção e marketing de produtos canábicos. As informações são do Marijuana Business Daily, traduzidas pela Smoke Buddies
Qualquer afiliação de celebridade a um produto de cannabis, incluindo promoções e marketing, tem o potencial de não ser compatível com a lei federal, de acordo com o regulador de cannabis do Canadá, Health Canada. O alerta surge quando alguns dos principais produtores canadenses de cannabis continuam oferecendo afiliação de marcas em vários graus a celebridades ou personagens fictícios populares.
Em abril, o Health Canada informou que tomou conhecimento da marca de maconha Trailer Park Buds, da Organigram, sediada em New Brunswick, que foi lançada por meio de uma parceria com o popular programa de televisão canadense Trailer Park Boys.
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Posteriormente, o regulador entrou em contato com a empresa para expressar preocupações de que a embalagem e os rótulos originais — projetados para se parecer com o logotipo do programa de TV — “pareciam representar uma representação de pessoas reais ou fictícias por referência aos personagens e ao programa Trailer Park Boys”, dizia em um e-mail ao Marijuana Business Daily.
Na semana passada, a Organigram anunciou que estava fazendo ajustes na marca Trailer Park Buds após discussões com o órgão regulador.
“A curto prazo, a Organigram passará para uma versão modificada do logotipo”, afirmou a empresa em um comunicado à imprensa. “A longo prazo, (a Organigram) está explorando opções para uma combinação permanente de logotipo e marca para sua marca de grande formato”.
A Health Canada disse que a decisão da Organigram de modificar a marca e o logotipo do Trailer Park Buds foi tomada voluntariamente pela empresa. A porta-voz da Health Canada, Tammy Jarbeau, disse que o órgão regulador “considera cada situação caso a caso”.
“Uma série de fatores, incluindo, entre outros, o objetivo de qualquer promoção ou embalagem e rotulagem, e seu conteúdo, contexto e público-alvo seriam avaliados ao aplicar as proibições de promoção na Lei (de Cannabis)”, escreveu Jarbeau .
A Organigram está longe de ser o único produtor canadense de cannabis que flertou com celebridades e personagens fictícios em sua marca. A parceria da Canopy Growth com a marca Leafs by Snoop, do rapper Snoop Dogg, continua, embora a Canopy marque e comercialize esses produtos simplesmente como “LBS”, omitindo o apelido da celebridade.
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A marca de cannabis Houseplant da Canopy foi cofundada pelo ator e comediante canadense Seth Rogen, embora a marca da Houseplant não faça menção direta ao próprio Rogen. A Tilray vende cartuchos de vape da marca Marley Natural no Canadá,uma parceria com a família do falecido artista de reggae Bob Marley. E a Supreme Cannabis vende produtos da marca “KKE” em parceria com a Khalifa Kush Enterprises, do rapper Wiz Khalifa.
A Health Canada não divulgou quantas vezes reviu as marcas de maconha por possíveis violações de restrições promocionais, citando privacidade e confidencialidade.
“A Health Canada desencoraja qualquer detentor federal de licença de cannabis, revendedor de cannabis ou qualquer outra parte regulamentada a realizar promoções ou embalagens e rótulos afiliados a celebridades”, escreveu Jarbeau.
As ações da Organigram são negociadas como OGI na Bolsa de Valores de Toronto.
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#PraCegoVer: foto (em destaque) que mostra uma bandeira do Canadá personalizada com uma folha de maconha no lugar da de bordô, tremulante, e, logo atrás, partes de outras bandeiras como a arco-íris do movimento LGBTI. Foto: Cannabis Culture | Flickr.
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