Canadá: cooperativa de maconha artesanal visa levar pequenos produtores ao mercado

Fotografia de um cultivo de maconha com foco em uma inflorescência que está no primeiro plano e ao centro; as plantas de cannabis preenchem quase toda a foto, podendo-se ver, além delas, apenas parte de uma parede vermelha, ao fundo. Imagem: Mateo Avila Chinchilla | Unsplash.

Proposta aos governos enfatiza a necessidade de criar desenvolvimento econômico após o impacto da Covid-19, particularmente em comunidades rurais e indígenas. Com informações da Mission City Record, traduzidas pela Smoke Buddies

A BC Craft Farmers Co-op apresentou sua proposta de um projeto piloto assistido pelo governo para levar pequenos produtores ao mercado legal de cannabis do Canadá, que tem sido dominado por grandes produtores.

A cooperativa, um projeto iniciado pelo ex-vereador de Surrey Barinder Rasode, foi proposta aos governos federal e da Colúmbia Britânica (BC) como um projeto de desenvolvimento econômico e criação de empregos de dois anos para tornar mais acessível o licenciamento de pequenos produtores de cannabis.

Depois de deixar a política, Rasode fundou a Grow Tech Labs e o Instituto Nacional de Saúde e Educação de Cannabis.

“Milhares de micro agricultores e processadores de cannabis da BC foram excluídos do mercado legal devido a uma estrutura regulatória mal projetada”, diz a cooperativa em sua submissão ao primeiro-ministro Justin Trudeau e ao premiê da BC, John Horgan, lançado em 11 de junho. “Com uma marca reconhecida globalmente e a maioria dos produtores artesanais do país, a BC tem mais a perder se esses inovadores não tiverem a oportunidade de aplicar suas habilidades no mercado pós-proibição”.

O governo NDP de Horgan expressou a mesma frustração com a abordagem de Ottawa em dezembro de 2019, quando anunciou uma doação de US$ 676.000 administrada por meio do Community Futures Central Kootenay. A intenção do governo era assumir o lado de marketing da cannabis artesanal da BC na Health Canada.

Leia mais: No Canadá, plataforma conecta empresas a funcionários de cannabis demitidos durante a pandemia

O ministro do Desenvolvimento Social Shane Simpson disse que a aplicação é uma iniciativa de base nos Kootenays, que tem uma longa história de cannabis no mercado clandestino, com a economia local ameaçada pelo domínio de grandes produtores de capital aberto do Canadá.

A submissão da Cooperativa BC Craft Farmers observa que dos mais de 1,2 milhão de metros quadrados de espaço legal para cultivo de cannabis em área interna e externa aprovados pela Health Canada em 1º de fevereiro de 2020, os produtores de cannabis artesanais representam “um microscópico 0,17%”. O projeto piloto está buscando fundos federais e provinciais para o desenvolvimento econômico regional, para a “transição rápida” de milhares de produtores medicinais previamente licenciados pela Health Canada para produzir para o mercado recreativo (adulto).

A cooperativa tem mais de 100 produtores interessados ​​no conceito de propriedade dos membros e planeja abrir seu portal de inscrição de associados on-line até 20 de junho. Ela planeja um prazo de 29 de julho para elegibilidade de membros e indicações ao conselho, e uma assembleia geral fundadora em agosto.

A proposta aos governos enfatiza a necessidade de criar desenvolvimento econômico após o impacto da pandemia de COVID-19, particularmente com comunidades rurais e governos indígenas.

“O comitê consultivo do projeto incluirá um representante da União dos Municípios da BC e dedicará recursos para envolver rapidamente os governos locais neste verão”, afirma o documento.

Leia também:

Em um ano, arrecadação de impostos de cannabis soma R$ 118 mi no Canadá

#PraCegoVer: em destaque, foto de um cultivo de maconha com foco em uma inflorescência que está no primeiro plano e ao centro; as plantas de cannabis preenchem quase toda a foto, podendo-se ver, além delas, apenas parte de uma parede vermelha, ao fundo. Imagem: Mateo Avila Chinchilla | Unsplash.

mm

Sobre Smoke Buddies

A Smoke Buddies é a sua referência sobre maconha no Brasil e no mundo. Aperte e fique por dentro do que acontece no Mundo da Maconha. http://www.smokebuddies.com.br
Deixe seu comentário
Assine a nossa newsletter e receba as melhores matérias diretamente no seu email!